Trabalho da PUC na área ambiental é reconhecido pela Câmara

Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, representantes do Instituto Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA) e do Programa Socioambiental e de Economia Solidária (Prosa) da PUC Goiás foram homenageados na noite desta terça-feira, 6, pela Câmara Municipal de Goiânia. Sessão especial reconheceu o trabalho da universidade na área ambiental. Ao todo, 40 pessoas foram homenageadas, entre elas a coordenadora do Prosa, profa. Helaine Resplandes, a integrante do programa, profa. Sarah Amado, e a diretora do IGPA, profa. Eliane Lopes.

O reitor da universidade, prof. Wolmir Amado, prestigiou a solenidade e destacou que o reconhecimento do órgão mostra a relevância do trabalho da PUC Goiás. “A homenagem é como uma avaliação do poder público sobre o trabalho que vem sendo realizado. Claro, é também um incentivo para as ações que estão desenvolvidas e as relações que estão sendo estabelecidas”, declarou.

Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, o vereador Gustavo Cruvinel foi o propositor da sessão, ao lado da vereadora Dra. Cristina. “Hoje, já estamos sofrendo até falta de água em Brasília. Precisamos conscientizar as pessoas que tudo começa dentro de casa, com a separação do lixo, economizando água e energia”, exemplificou.

Segundo a vereadora Cristina, os 40 nomes homenageados foram escolhidos a partir de um levantamento da causa ambiental em Goiânia. “Procuramos sempre reverenciar aqueles que, de fato, têm uma militância dentro de cada causa”, afirmou.

Homenageada, a profa. Eliane Lopes, do IGPA, citou o trabalho do Instituto para a preservação da cultura e do meio ambiente. “É um sentimento de gratidão pelo reconhecimento do trabalho ambiental. Temos um olhar para o Cerrado. Ambiente também é cultura, o homem também é integrado ao meio”, ressaltou.

Para a coordenadora do Prosa, profa. Helaine Resplandes, a homenagem enfatiza a importância das ações realizadas em prol da comunidade. “É uma prestação de serviço que o programa faz, visando conscientizar cada cidadão sobre seu papel a respeito das questões socioambientais”, explicou.

Já a profa. Sarah Amado enumerou as atividades do Prosa, como desenvolvimento de hortas, a conscientização ambiental e o incentivo à economia solidária. “Estamos sendo coroados pelas ações que executamos nesse semestre”, disse.

Dia do Meio Ambiente

Comemorado no dia 5 de junho, o Dia do Meio Ambiente foi estabelecido durante a Conferência de Estocolmo, realizada em 1972. A data tem o objetivo de chamar a atenção da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. O encontro daquele ano foi um marco na forma de enxergar e de tratar as questões ambientais ao redor do mundo.

Fotos: Wagmar Alves