Tese de doutorado da PUC recebe menção honrosa

A tese “Sou Fundadeira dessa cidade”: identidade, resistências e empoderamento feminino na umbanda goianiense, da doutora Claudete Ribeiro de Araújo, professora e pesquisadora da Universidade Estadual do Piauí, recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2021. A divulgação foi no dia 3 de setembro. O trabalho foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião (Doutorado) com a orientação do professor Eduardo Gusmão de Quadros.
A tese, desenvolvida durante dois anos de pesquisa em Goiânia, se insere na perspectiva da História das Religiões e apresenta a proposta da escrita da História da Umbanda na capital goianiense. Claudete mostra os Centros de Umbanda fundados a partir da década de 50 que continuam ativos na realidade atual e mostra o protagonismo feminino na manutenção cultural e na criação de novos comportamentos religiosos.
Segundo o professor doutor Eduardo Quadros, o trabalho traz uma importante contribuição para o programa sobre as religiões de matriz africana, em especial a umbanda. “Ela traz histórias da força de várias mulheres, algumas que foram até internadas em manicômios e sofreram muito preconceito”, explica. A menção honrosa foi entregue virtualmente para Claudete.
O Programa em Ciências da Religião está com inscrições abertas para novos alunos. São 20 vagas para Mestrado e 15 vagas para Doutorado. As inscrições serão realizadas até 6 de dezembro para aulas a partir de 2022.