Tese de doutorado da PUC recebe menção honrosa

A tese “Sou Fundadeira dessa cidade”: identidade, resistências e empoderamento feminino na umbanda goianiense, da doutora Claudete Ribeiro de Araújo, professora e pesquisadora da Universidade Estadual do Piauí, recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2021. A divulgação foi no dia 3 de setembro. O trabalho foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião (Doutorado) com a orientação do professor Eduardo Gusmão de Quadros.
A tese, desenvolvida durante dois anos de pesquisa em Goiânia, se insere na perspectiva da História das Religiões e apresenta a proposta da escrita da História da Umbanda na capital goianiense. Claudete mostra os Centros de Umbanda fundados a partir da década de 50 que continuam ativos na realidade atual e mostra o protagonismo feminino na manutenção cultural e na criação de novos comportamentos religiosos.
Segundo o professor doutor Eduardo Quadros, o trabalho traz uma importante contribuição para o programa sobre as religiões de matriz africana, em especial a umbanda. “Ela traz histórias da força de várias mulheres, algumas que foram até internadas em manicômios e sofreram muito preconceito”, explica. A menção honrosa foi entregue virtualmente para Claudete.
O Programa em Ciências da Religião está com inscrições abertas para novos alunos. São 20 vagas para Mestrado e 15 vagas para Doutorado. As inscrições serão realizadas até 6 de dezembro para aulas a partir de 2022.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.