Teatro do Câmpus V recebe Ministros do TST para Seminário

A Escola de Direito, Negócios e Comunicação (EDNC) sediou, na manhã desta sexta-feira, 27, o Seminário Regional de Direito do Trabalho de Goiânia. Também transmitido em tempo real pela plataforma Zoom, o evento teve como mote central a discussão de temas polêmicos na jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e sua influência na indústria agropecuária.

O evento teve como objetivo principal promover um amplo debate e análise dos desafios contemporâneos enfrentados pelo setor agropecuário brasileiro no contexto das relações de trabalho, buscando aprofundar o entendimento das questões jurídicas que afetam o agronegócio e suas implicações no desenvolvimento econômico e social da região.

Para tanto, palestraram no evento os ministros do TST Ives Gandra da Silva Martins, Guilherme Caputo Bastos, Douglas Alencar Rodrigues e Alexandre Luiz Ramos, respectivamente, sobre os temas: “Desafios contemporâneos do Direito do Trabalho no agronegócio”; “Acordos coletivos e direitos dos trabalhadores na indústria agropecuária”; “Reforma trabalhista e sua influência na indústria agropecuária” e “A terceirização no agronegócio: desafios e impactos para trabalhadores e empresas”.

Promovido pelo Centro de Excelência em Direito da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc e pela PUC Goiás, com o apoio da OAB/GO, J&F Investment, JBS e Faeg, a programação contemplou, ainda, uma mesa redonda com o tema “Desafios contemporâneos do Direito do Trabalho na indústria agropecuária brasileira: reflexões e perspectivas”.

A diretora da EDNC, professora Ana Flávia Mori Lima Cesário Rosa, destacou, na oportunidade, que o tema tratado desperta os interesses dos estudantes de todos os cursos da Escola: “Especialmente por ser um tema atual e relevante para um Estado como Goiás, notoriamente reconhecido por sua produção no agronegócio”, destaca.

Ao falar sobre sua explanação, o Ministro Ives Gandra da Silva Martins enfatizou a importância da percepção da atual interpretação do Direito do Trabalho e de outros ramos do Direito pelos tribunais (especialmente os tribunais superiores e o Supremo Tribunal Federal), responsáveis por atribuir conteúdo normativo aos dispositivos de lei: “Aquilo que a lei deixa claro, está posto, mas naqueles pontos em que há um conflito maior, surgem as polêmicas judiciárias, por isso, é muito importante promover congressos como esse, em que se discute a jurisprudência como conformadora do ordenamento jurídico”, explica.

Ainda de acordo com o Ministro Ives Gandra, os desafios do Direito do Trabalho no agronegócio é um tema recorrente que decorre de certa insegurança jurídica: “Enquanto o TST tem uma visão mais protecionista do trabalhador, o STF tem uma postura mais liberal, de permitir que as próprias partes componham o conflito por meio de acordos e convenções coletivas, sem a necessidade de intervenção do Estado, portanto, nós precisamos superar essa insegurança com uma disciplina judiciária maior por parte da justiça do trabalho e uma compreensão maior também do STF dos problemas concretos que nós enfrentamos na justiça do trabalho”, registra.

Por sua vez, a professora Olga Izilda Ronchi, Reitora da PUC Goiás, manifestou-se honrada por receber no nosso teatro do Câmpus V quatro ministros do TST para uma discussão contemporânea e muito importante para a área do Direito que envolve as relações de trabalho no agronegócio, considerando que a região Centro-Oeste e o Estado de Goiás têm um cenário que necessariamente precisam da mediação da Justiça do Trabalho e muitas ações que vão ao TST são dessa área do agronegócio. Para ela, os estudantes só têm a ganhar com a participação nesse seminário.

Prestigiaram o evento o desembargador Eugênio José Cesário da Rosa, o presidente da comissão especial de Direito Empresarial e do Trabalho; Leopoldo Siqueira Mundel; a gerente jurídica da JBS S/A, Thalita Amorim e a professora Maria Nívia Taveira Rocha.

Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.