Sororidade pauta palestra destinada às funcionárias administrativas

A cooperação entre mulheres baseada na empatia, companheirismo, solidariedade e respeito, conceitualmente conhecida como sororidade foi discutida pela doutora em Psicologia da Saúde, Andréa Batista Magalhães, na tarde desta quarta-feira, 22, na Sala de Desenvolvimento da Divisão de Recursos Humanos (DRH) da PUC Goiás.

Veja fotos do evento

A palestra, promovida pela DRH com o título Sororidade: podemos falar sobre isso, teve como público-alvo as funcionárias docentes e administrativas da universidade e faz uma alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março.

Considerando que mudanças organizacionais motivam transformações sociais, do micro para o macro, o intuito da psicóloga foi mostrar que a sororidade implica em saúde mental, bem-estar social e afetivo entre mulheres.

De acordo com Andréa, o termo sororidade surgiu pela necessidade de romper com a violência e a competição feminina, que descontroem relações afetivas saudáveis, seja no trabalho ou nas relações interpessoais.

“É um termo recente, pouco usual ainda, mas que fala muito deste lugar da parceria afetiva feminina, da empatia. Soro significa irmã. Tem-se pautado muito esta lógica, tanto no comportamento, quanto na ação de como nós, mulheres, podemos fazer sororidade, empatia e respeito nas relações, independente de gênero. Quando as mulheres estão fortalecidas, todo o espaço onde estão inseridas também tem melhoras significativas”, refletiu.

Fotos: Weslley Cruz