Somos PUC: reitor Wolmir reflete missão da universidade

Dos 61 anos da PUC Goiás, mais de metade desta história (exatos 35 anos) foi composta e vivenciada pelo reitor Wolmir Amado. São biografias que, de tão próximas, se complementam e somam uma a outra. A trajetória da universidade pioneira do Centro-Oeste, a carreira do renomado professor/gestor e a caminhada a nível pessoal do gaúcho com coração goiano convergem em um ponto relevante: ser PUC é uma identidade, é reconhecer dentro de si um sentimento de pertença.

E, neste contexto de pandemia, esse estilo de vida e de gestão passou por uma releitura e uma relevante ressignificação. Em tempos os quais a humanidade vivencia tantos desafios, apenas um senso comunitário e um autêntico espírito de comunhão são capazes de alcançar as grandes saídas em prol do bem comum. Dessa forma, o conceito “sou PUC” ganhou uma força plural e sua conjugação foi atualizada para a primeira pessoa do plural: mais do que nunca, “Somos PUC”.

E o que isso significa para a comunidade acadêmica? Com espírito analítico de historiador e, ao mesmo tempo, com uma sensibilidade que transcende as entrelinhas dos acontecimentos, o reitor Wolmir mostra, em uma frase, a força do coletivo nesta nova filosofia. “Somos Terra, somos mundo, somos projeto civilizatório, somos PUC”, propõe.

Com essa missão renovada, é muito importante, também, trazer à memória todos aqueles que fazem parte da comunidade acadêmica e, diante desses tempos desafiadores, não se acomodaram diante daquilo que sabiam fazer. Professores reinventam suas didáticas para transmitir o conteúdo das disciplinas de forma remota, funcionários administrativos renovam seu compromisso com a instituição e procuram novas saídas e soluções para as demandas de trabalho e os estudantes, diante de tantas incertezas, mantém vivo o seu coração de aprendiz.

E em alusão ao dia 15 de outubro, nesta data em que celebramos o Dia do Professor, o gestor traz uma reflexão especial sobre o papel dos educadores neste processo de pandemia. Deixaram sua zona de conforto e precisaram encontrar, em pouco tempo, novas maneiras de passar o conhecimento adiante, postura essa que exigiu coragem e auto superação. “Nunca vi os professores desta maneira, pelo menos eu nunca tinha enxergado desse jeito. Souberam ser pessoas exemplares e, talvez, junto aos profissionais de Saúde, foram os que mais se destacaram neste ano de 2020″, enaltece.

E como a história da universidade é protagonizada pelas biografias das pessoas que a compõem, neste ano, especificamente, dois membros desta família partiram para o plano espiritual em decorrência da Covid-19. Dorman Augusto Fleury Filho, docente do curso de Ciências Contábeis e Wagno Oliveira de Souza, pastor, teólogo e professor de Filosofia.

Ao se referir aos amigos, o professor Wolmir faz uma pausa mais longa e de forma espontânea, pergunta à equipe de reportagem, com quem ele conversava sobre esses acontecimentos:

– Tem água? [O silêncio segue por alguns instantes e o professor prossegue].Ficam dois sentimentos. De um lado a dor, mas é uma ausência que, agora, está muito mais presente. Quando se perde alguém, a pessoa se torna uma presença cotidiana. Parece que ela mora ao lado [faz-se uma pausa novamente, emocionado e sensibilizando todos a sua volta]. É a sensação de estar acompanhado de uma prece, de um alô, de um abraço invisível, como alguém que espera ao lado. Fica um sentimento de gratidão por ter, nesta vida, conhecido a estes e aprendido também com os que foram.

E, diante de tantas lições, que recado o líder da instituição deixaria para a PUC Goiás de 2021?

Em tom de incentivo, como se conversasse com um amigo de infância, Wolmir encerra este relato com uma fala poética de esperança e, ao mesmo tempo, enaltece a missão da universidade.

– Você tem uma representatividade, um significado para este povo, você tem alma, tem vida. Faz sentido você existir e faz sentido você completar 122 anos logo mais. Às vezes, sem nossa presença física certamente, mas você existirá por outras gerações. Continue para frente, com amor e com razão, se reinventando sempre. Embaixo dos seus prédios há alicerces e sobre a sua história raízes. Caminha confiante, para frente, com seus valores e sua missão.

O futuro te pertente, PUC Goiás!