Somos PUC: conheça o Cleiton, estudante de Biologia

Olhar atento, fala certeira, coração humilde, admiração pela natureza. O jovem Cleiton Cabral se mostra curioso e disposto todos os dias. Do amor que a avó sentia pelas coisas da roça, herdou o dom de valorizar cada ser vivo. Do professor de Biologia do ensino médio e do pai, que é formado em História, herdou a vontade de ensinar.

A combinação trouxe Cleiton ainda mais jovem para a PUC Goiás em 2014 pela primeira vez, já no curso de licenciatura em Biologia. Precisou se afastar em 2016 por questões financeiras, mas não se esqueceu dos laços que fez aqui.

Retornou em 2019 para um recomeço, sem nem imaginar que meses depois enfrentaria uma pandemia que colocaria todo o ensino em sistema remoto. Desafio dos grandes não só para ele como aluno, mas também como professor, agora que ajuda a ensinar a Biologia.

“Eu tenho aprendido também quando eu ajudo meus alunos”Cleiton Cabral, estudante do curso de Biologia

Mas além da saudade dos dias sol pelo Câmpus II da universidade, fica também o principal ensinamento que ele diz ter aprendido na PUC e que quer levar para a vida, para seus alunos. “Eles preocupam com o nosso pessoal, o nosso psicológico, percebem quando a gente não tá bem. Além de professores, são parceiros”, conta.

PUC Goiás faz 61 anos

Primeira universidade fundada no Centro-Oeste brasileiro, a Pontifícia Universidade Católica de Goiás completou, no dia 17 de outubro, seus 61 anos. Para comemorar, a universidade iniciou a campanha digital #SomosPUC com depoimentos de estudantes, educandos, docentes, funcionárias(os) e gestores da universidade, trazendo suas histórias de vida e como a universidade se entrelaça com esses momentos, seja como cenário para momentos marcantes ou até mesmo como personagem na vida desses protagonistas.

Você pode conferir histórias como a do Cleiton ao longo deste mês aqui no nosso site e nas nossas redes sociais.

Produção e planejamento: Roldão Barros

Entrevistas: Carla Oliveira e Luisa Dias