Atléticas arrecadam alimentos não perecíveis

Os Jogos Universitários da PUC Goiás também são sinônimo de solidariedade. A Liga das Atléticas recebeu nesta quarta-feira, 10, na sede do Diretório Central dos Estudantes (DCE) alimentos não perecíveis arrecadados pelas atléticas dos cursos de graduação que participam do campeonato.

A iniciativa, que foi proposta aos atletas pela Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (Proex), vem ao encontro do chamado da Campanha da Fraternidade 2023 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que discute o tema Fraternidade e Fome e o lema “Dai-lhe vós mesmos de comer”(Mt 14, 16).

Durante uma semana, as atléticas fizeram uma força-tarefa para arrecadar a máxima quantidade de itens possíveis para ajudar quem necessita. Cada atleta participante do torneio também colaborou com uma doação de 1kg de alimento ao fazer sua inscrição nos Jogos Universitários.

Mais do que doações individuais, a causa engajou ações de solidariedade coletivas. A Associação Atlética Acadêmica Max Weyler Nery, conhecida como MEDPUC, por exemplo, conseguiu a doação de 400 kg de alimentos em sete dias.

De acordo com a presidente da MEDPUC, Morgana Navarro, a ação mobilizou egressos do curso de Medicina, atletas, diretores, ritmistas da Bateria Caótica, torcedoras da própria Atlética, a torcida organizada da Puquistão, pais e familiares. Os estudantes também buscaram parcerias no ramo alimentício para somar à iniciativa.

“É muito gratificante poder contribuir com uma campanha que visa ajudar o próximo e como uma associação atlética, a gente acredita que nosso papel é ajudar em outras demandas, não apenas a esportiva. Já participamos de outros projetos solidários, mas é sempre bom nos unirmos com a universidade visando um bem maior”, pontuou Morgana.

Engajada, a presidente sugeriu que outras iniciativas afins ocorram durante o ano, já que a fome é uma realidade cotidiana no País.

Os alimentos arrecadados pelas 24 atléticas ativas serão encaminhadas para a Paróquia Universitária São João Evangelista (Parusje), que fará a distribuição dos alimentos às famílias necessitadas.

Prazo prorrogado para doação

É importante destacar que a Proex prorrogou o prazo para arrecadação dos itens até o dia 3 de junho. Interessados em contribuir com a ação devem entrar em contato com a atlética do seu respectivo curso.

Os Jogos Universitários, organizado pela Liga das Atléticas com apoio da Proex, ocorrerão nos dias 20, 24, 27 e 28 de maio e a grande final no dia 3 de junho no Câmpus II (Jardim Mariliza).

(Foto: Arquivo MEDPUC)