Simpósio reúne pesquisadores internacionais em evento sobre cobras

Mais de 300 pessoas participam da programação do Simpósio Internacional sobre Cobras-Corais, aberto nesta segunda-feira, 17, na PUC Goiás. Até o dia 21 pesquisadores, cientistas e alunos terão acesso a uma programação exclusiva com 36 palestras, 22 posteres e outras atividades.

O evento foi aberto pela professora Milca Severino, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC, e pelo professor Nelson Jorge Júnior, que coordena a programação. A abertura foi prestigiada também pela presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás, profa. Zaira Turchi. Entre os convidados, pesquisadores da Austrália, Colômbia, Reino Unido, Estados Unidos, Japão, Argentina e Costa Rica.

Para professora Milca, a programação é uma oportunidade impar para o conhecimento e para o relacionamento dos participantes com grandes pesquisadores internacionais. Ela lembrou que muitas das personalidades presentes não são assíduas no Brasil. “Estamos aqui com pessoas que estudam em profundidade esta temática, em todos os seus aspectos, isso para nós é um orgulho, porque a PUC Goiás hospeda um evento de interesse internacional com tema único, mas com uma pluralidade de abordagem”, explica a pró-reitora, lembrando a estrutura acadêmica preparada para este evento.

O simpósio está dividido nas áreas Taxonomia e Sistemática; Biologia, Ecologia e Genética; Modelagem Ecológica e Biogeográfica; Venenos, Venômica e Proteômica; e, Acidentes Micrúricos. Após o evento, todas as apresentações serão preparadas como manuscritos, organizados por área, e transformados em capítulos de um volume especial.

Legado

A conferência de abertura foi ministrada pelo doutor Janis Arnold Roze, que recebe nesta terça-feira o título de Doutor Honoris Causa, a 20ª concedida pela instituição. O tema da apresentação foi Our inner snake, em que falou sobre seu legado dedicado às cobras-corais e a importância científica destes animais.

Segundo o coordenador do evento, professor Nelson Jorge, a realização do evento surge não só pela temática, com amplo desenvolvimento dentro da instituição goiana, mas também pelo reconhecimento ao legado do dr. Janis. “A cobra-coral é uma joia da natureza e vamos tratar da sua diversidade com os melhores do mundo”, afirmou o organizador.

Dr. Janis é professor de Biologia na City University de Nova York e cientista residente sênior no Centro de Ciências e Sociedade das Américas. Este ano completa 90 anos e 60 de dedicação ao tema. Além disso, trabalhou por 39 anos trabalhando no Museu Americano de História Natural. A palestra de Janis foi seguida pela palestra Biodiversity Discovery, Species Delimitations and Integrative Taxonomy, do dr. Jack W. Sites Jr., da Brigham Young University (USA).

De 17 a 21 de outubro, será realizado na PUC Goiás o. A conferência científica abordará todos os aspectos da biologia das cobras-corais e homenageará o estudioso Janis Arnold Roze, a maior autoridade viva de taxonomia e biologia das cobras-corais.

Fotos: Weslley Cruz