Simpósio nacional sobre ‘As Igrejas na Ditadura’ marca a celebração dos 25 anos do PPGCR

A comemoração do Jubileu de Prata do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião (PPGCR) teve início na noite desta quinta-feira, 25, com palestra proferida pelo professor e pesquisador alemão Michael Ramminger, dentro da programação do Simpósio Nacional ‘As igrejas na Ditadura’, que prossegue até a sexta-feira, 26, na sala de defesas da Área 4.

O coordenador do PPGCR, professor Clóvis Ecco, destacou que, em 25 anos, o programa formou cerca de 500 mestres e doutores em Ciências da Religião e que o programa vem se mantendo em destaque com relação aos demais que existem no Brasil, já que foi avaliado com nota 5. Atualmente, o programa conta com 60 estudantes.

Responsável pela organização do evento, o professor Alberto Moreira mencionou a coincidência de duas datas importantes: os 60 anos da Ditadura Militar no Brasil e os 25 anos do PPGCR: “Por sua importância histórica, a Ditadura Militar não pode passar em branco, principalmente devido ao papel que as igrejas cristãs tiveram nessa fase histórica. Este simpósio, então, pretende estudar, refletir e debater sobre esse tema. A outra data importante é o jubileu de prata do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, que contribui na formação de especialistas na pesquisa de religião do Centro-Oeste e tem boa qualificação perante a Capes e o MEC”.

Com o tema ‘As igrejas e a democracia na Alemanha’, mediado pelo professor Alberto Moreira, o professor Michael Ramminger, explicou que a sua explanação reuniria a relação entre religião, igreja e democracia: “É um tema muito importante porque, especialmente na Europa, em países como a Alemanha, Hungria, Polônia, Itália, França, tivemos um desenvolvimento do autoritarismo e das políticas antidemocráticas e é relevante pensar também na relação entre religiões e a política. Durante o fascismo na Alemanha, as igrejas desempenharam um papel fundamental”, frisa.

Estiveram presentes na abertura do simpósio a reitora da PUC Goiás, professora Olga Izilda Ronchi; a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, Priscila Valverde de Oliveira Vitorino e a diretora da Escola de Formação de Professores e Humanidades, professora Rosemary Francisca Neves Silva.

Um pouco mais sobre o simpósio nacional sobre ‘As Igrejas na Ditadura’

O simpósio nacional ‘As Igrejas na Ditadura’ visa contribuir para fortalecer o esforço coletivo de compreender, analisar e comprometer-se com as vítimas do passado para que a barbárie não volte a dominar o presente.

Sessenta anos após o regime ditatorial, boa parte dos estudiosos e historiadores é unânime em afirmar que o caráter mais terrível da ditadura militar é justamente o fato de que ela não passou, nunca se foi totalmente, se enraizou e se eternizou nos meandros do poder e em setores autoritários da sociedade brasileira.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.