Simpósio Nacional de Gestão é realizado na universidade

A Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas da PUC Goiás e a Secretaria Estadual de Saúde abriram na manhã desta quinta-feira, 7, no auditório da Área 4, o 1º Simpósio Nacional de Gestão Pública e Privada, que aborda o tema A relação público/privada no mundo contemporâneo: organizações sociais, avanços e desafios para uma gestão, de alta performance, da saúde e educação.

Até o final do dia, o Simpósio recebe 400 participantes com o objetivo de discutir os avanços e desafios na gestão das unidades de saúde e educação na rede própria do Estado de Goiás: “a ideia é reunirmos anualmente profissionais das mais diversas áreas, trazendo experiências para o enriquecimento de debates, criar ambientes para consolidação daquilo que contribui para os resultados e novos modelos e pautas com excelência”, almeja o presidente da comissão organizadora, Renato Gomes do Espírito Santo.

Ele pontuou que já algum tempo Goiás trabalha em parceria com o terceiro setor na gestão das unidades hospitalares e sua rede própria. “São muitos fatores que levam o Estado a buscar parcerias com o terceiro setor, a fim de operacionalizar a gestão de áreas essenciais como a saúde e educação, entre elas, a necessidade de agilizar o processo de aquisição de insumos, medicamentos, contratação de pessoas e serviços que são mais burocráticos quando feitos sob a gestão direta”, refletiu.

A superintendente geral da Santa Casa de Misericórdia, Irani Ribeiro, pró-reitora de Saúde da PUC Goiás destacou a relevância do evento em discutir esse novo modelo de gestão pelas Organizações Sociais, além de mostrar a importância da Santa Casa na rede de atenção à saúde em Goiás: “queremos solicitar parcerias para que aquela casa se mantenha de portas abertas e a população tenha o atendimento que merece, sobretudo, humanizado e com qualidade”, pontuou. Na solenidade de abertura, ela também representou o reitor da instituição, Wolmir Amado.

No âmbito da universidade, a gestora refletiu sobre a interlocução entre profissionais da saúde e os acadêmicos, de forma a aprofundar os conhecimentos sobre o Sistema Único de Saúde e as alternativas de gestão. Diretor da Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas, prof. Wilson Cruvinel, destacou o apoio da Escola no evento ao trazer todo o processo relacionado à saúde para os cursos de graduação.

“É um momento de reflexão, avaliação, e para ver pontos a serem melhorados. Envolvemos os professores dos cursos de graduação para que as pessoas se situem sobre o estágio onde estamos no ponto de vista do desenvolvimento da saúde”, disse. Também prestigiam o evento, equipes técnicas de hospitais, pessoal administrativo da área de gestão, secretários de saúde dos municípios, entre outros.

Homenagem

Docente da Escola de Ciências Médicas, a profa. Anamaria Arruda conduziu uma homenagem (in memorian) ao ex-prefeito de Goiânia, prof. Nion Albernaz, falecido em setembro deste ano, pelos seus relevantes serviços prestados à humanização da saúde.

O momento foi prestigiado pelo neto de Nion, Thiago Albernaz: “ele muito lutou pelo serviço público bem prestado, ao final dos seus 86 anos com muita altivez e disposição ele ainda lutava, participando do Conselho Estadual de Saúde Pública por acreditar que só mesmo com muito esforço e dedicação, teremos um serviço público humanizado e de qualidade que atenda aos anseios da população”, afirmou.

Em seguida foi aberta a primeira mesa-redonda do evento, com uma discussão sobre a saúde pública na atualidade. Outros temas serão abordados até às 17 horas desta quinta-feira, no auditório da Área 4: Contrato de Gestão e a construção do instrumento numa perspectiva sistêmica; Ferramentas para uma gestão de alta performance; Gestão da Qualidade e os recursos essenciais na garantia da segurança do usuário.

Fotos: Weslley Cruz