Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança é aberto na PUC Goiás

Após percorrer Braga (Portugal), Porto Alegre (Brasil) e Porto (Portugal), o Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança retorna ao país brasileiro e chega a sua quarta edição. Uma das instituições acolhedoras e, também, organizadoras do evento é a PUC Goiás, que foi palco da solenidade de abertura do Simpósio na manhã desta quarta-feira, 22, no Centro de Convenções PUC (Câmpus II), reunindo gestores e professores desta universidade, UFG, UEG, Universidade do Minho (Portugal) e de Moçambique, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, autoridades políticas e cerca de 1300 professores da rede municipal de ensino.

Na atual edição, o evento discute o tema Por uma luta sem fronteiras na defesa dos direitos da criança, com atividades no Câmpus II, Escola de Formação de Professores e Humanidades (Área 6) e Faculdade de Educação da UFG até o próximo sábado, 25 de agosto. O coordenador geral do evento, prof. Romilson Martins Siqueira, destaca que o Simpósio possui uma pauta acadêmica, científica e política, já que enfoca na luta pelos direitos infantis.

“Vamos discutir os direitos das crianças em tempos de crise e de desconstrução de direitos. Estão reunidos em Goiânia mais de 2 mil pesquisadores que estudam a criança e a infância e a PUC Goiás sedia este belo evento”, declarou. Grupos de pesquisa da Escola de Formação de Professores e Humanidades que estudam a criança e a infância também estão na organização do Simpósio, colaborando nas discussões.

O momento cultural foi um dos destaques da solenidade, com a participação da Orquestra Sinfônica de Goiânia que apresentou diversas canções ao público. Após a composição da mesa e apresentação das autoridades, o prof. Manuel Sarmento, da Universidade do Minho (Portugal) ministrou conferência de abertura intitulada Cidadania e Ações Políticas das Crianças. “A criança não vota nem pode ser eleita. No entanto, ela não perde seu título de ator ou animal político, como diz Aristóteles. As crianças têm uma ação política nas escolas, na cidade e devem ser reconhecidas pela sociedade no seu conjunto”, refletiu o docente. Ele é graduado em Estudos Portugueses, mestre em Administração Escolar e doutor em Educação da Criança.

A pró-reitora de Graduação da PUC Goiás, profa. Sônia Margarida Gomes pontuou a sensibilidade da instituição – de natureza católica e comunitária- ao se dedicar no cuidado da infância, adolescência e família brasileira. Ela lembrou o protagonismo da universidade ao promover ações no âmbito da extensão, em defesa dos direitos das crianças, adolescentes e jovens.

“O Simpósio expressa a maturidade da PUC em relação a essa temática. Inclusive ela tem na universidade um lócus onde a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão se faz muito presente. Realizar este evento lança uma luz para o futuro, considerando as necessidades do cenário nacional para retomar a discussão e fazer a defesa de condições de vida dignas para crianças e adolescentes”, declarou.

Acesse a programação completa do evento aqui.

Fotos: Wagmar Alves