Simpósio Internacional de Educação é aberto na universidade

O Simpósio Internacional Ensino Desenvolvimental e Didáticas Específicas, de iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás, foi aberto no auditório da Área 4 (Praça Universitária), na manhã desta segunda-feira, 27. A solenidade também foi a aula inaugural para os mestrandos e doutorandos em Educação da universidade, além de ser um marco pelas comemorações de 18 anos do Programa. O evento, que continua até quarta-feira na Área 4 e na Escola de Formação de Professores e Humanidades (Área 6), recebe três grandes pesquisadores da Academia Russa de Educação: profa dra Galina Zuckerman, prof. dr Sergey Gorbov e profa. dra Elena Chudinova, além de dez pesquisadores convidados, de diversas regiões do Brasil.

De acordo com a docente Raquel Aparecida Marra, da comissão organizadora do Simpósio, o evento tem o objetivo de discutir o ensino desenvolvimental, que é uma abordagem teórica e metodológica formulada por pesquisadores russos. “Queremos problematizar o nosso sistema de ensino e angariar contribuições a partir desta perspectiva russa. Pela primeira vez, a PUC recebe esses pesquisadores de primeiro time dentro desta temática”, afirmou.

Coordenador do Programa, prof. Aldimar Jacinto Duarte, ressaltou que o Programa tem se destacado pela formação de profissionais que vão atuar tanto na educação básica, como na superior, além de ser pautado pela formação crítica desses estudantes para compreenderem a realidade política, social, econômica e cultural do País. “O Programa atende pós-graduandos das mais variadas regiões: Centro-Oeste, Norte, Nordeste e tem se destacado neste processo como impacto positivo na formação do sujeito dessas regiões no processo educacional”, refletiu.

Confira a programação aqui.

Fotos: Weslley Cruz