Simpósio discute HPV e doenças associadas

Dentro da programação do 3º Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás, o Simpósio Multidisciplinar Papilomavirus Humano (HPV) e Doenças Associadas tem foco em acadêmicos e profissionais. O evento foi iniciado na tarde desta quarta-feira, 18, no Auditório da Área 4.

“Esse vírus representa uma das infecções sexualmente transmissíveis mais comuns no mundo. Em casos mais graves, o vírus pode ocasionar em casos de câncer. É algo que pode ser prevenido, mas mesmo assim ainda temos muitos casos”, reflete a professora Vera Saddi, uma das organizadoras do evento.

Entre os tipos de câncer mais comuns relacionados ao HPV, o câncer do colo do útero se destaca, com mais de 500 mil casos no mundo, anualmente. No Brasil, a quantidade de casos também é alta. “É algo que pode ser prevenido, mas mesmo assim temos muitos casos no país”, ressalta.

Além do debate científico e a apresentação de pesquisas, o evento pretende ser uma plataforma para a conscientização dos acadêmicos. “Fizemos pesquisas com os alunos sobre o conhecimento que eles tinham a respeito dos cânceres associados ao HPV e descobrimos que ainda não era satisfatório, isso em 2015 e 2016. Então, o simpósio tem uma função educacional muito grande”.

O evento termina amanhã, 19, com diversas palestras e atividades. Confira aqui a programação completa.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.