Simpósio de Psicologia traz palestrantes internacionais

Os programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da PUC Goiás e da Universidade Federal de Goiás realizaram a primeira edição do Simpósio Internacional de Psicologia que recebeu convidados internacionais para debater a atuação profissional dos psicólogos em diferentes realidades. Estudantes e professores da Graduação e da Pós-Graduação das duas instituições lotaram o Auditório da Área 4 da PUC Goiás e duas salas anexas para assistir as palestras da dra. Gabrielle Garon-Carrier, da Universidade de Sherbrooke, e do dr. Athanasios Marvakis, da Universidade Aristóteles de Salónica, no último dia 27 de março.

A dra. Garon-Carrier falou do seu trabalho na instituição de ensino canadense com o tema Etiologia e curso da saúde menta na infância. O enfoque foram as questões fundamentais do desenvolvimento do bem-estar das crianças. Já o professor Athanasios, que esteve pela terceira vez em Goiás, trouxe sua experiência em pesquisa na instituição grega para falar sobre o tema Solidariedade em Psicologia. “A teoria e a prática são sempre políticas, são sempre ações, não no sentido partidário, mas sim no sentido de que existe uma forma como serão feitas as coisas. A solidariedade exige organização diferente”, que usou como exemplo um abrigo para refugiados em Tessalônica, sua cidade natal, onde existe uma escola para crianças.

Segundo o professor doutor Cristiano Coelho, coordenador do programa da PUC Goiás, o evento trouxe a possibilidade de unir estudantes da graduação e pós-graduação como uma perspectiva ampla de troca e de incentivar o intercâmbio de conhecimento. Além disso, a parceria com outra instituição, como a UFG, permite seguir um dos processos exigidos pela CAPES de solidariedade e colaboração. O evento abre as comemorações dos 25 anos do programa.

O pró-reitor de Pós-Graduação da UFG, Wilson José Flores Júnior, destacou a importância da parceria entre as instituições para o avanço da pesquisa e da pós-graduação no Estado. “É ótimo ver nossas instituições trabalhando juntas para fortalecer a formação acadêmica e para impulsionar a produção científica”, afirmou.

Fotos: Weslley Cruz