Serviço Social debate o futuro da profissão no país

O curso de Serviço Social da PUC Goiás recebeu hoje, 22, a reunião itinerante da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). O objetivo do evento foi trazer à universidade discussões a respeito do currículo acadêmico e aspectos profissionais da profissão. De acordo com a presidenta da Associação Brasileira da ABEPSS, Ilma Pugliesi, o encontro foi um momento importante de reflexão, levando em consideração o pioneirismo do curso de Serviço Social na PUC Goiás.

“Acredito que este momento aqui hoje é histórico se nós pensarmos e refletirmos no que a profissão de Serviço Social construiu ao longo dos anos – e não foi pouca coisa –, além disso, deve-se considerar os desafios postos em relação ao futuro da profissão e pesquisa na área. Esse momento é de muita coragem na luta pela formação desta profissão que nos é tão cara, entendendo que a nossa formação não termina na universidade, ela é para sempre”, explica Pugliesi.

Para a estudante do 6º período de Serviço Social, Eliana Martins, o encontro realizado hoje é muito importante levando em consideração os aspectos de autorreflexão e esclarecimento da profissão. “Para nós alunos é muito importante, pois são apresentadas visões diferentes, trazendo novidades para a gente, uma realidade muito grande do nosso campo de trabalho. É um incentivo de nossas lutas, movimentos e para melhor clareza no cotidiano profissional”, diz ela.

A professora do curso na PUC Goiás e facilitadora desta edição da reunião, Sandra de Faria, explica que a ABEPSS congrega as escolas de formação na área, e está completando 70 anos este ano. Segundo ela, ao longo dos anos a ABEPSS têm atuado em um projeto de formação profissional articulado pela participação da profissão na construção das diretrizes curriculares. Outro ponto enfatizado pela professora é o protagonismo da PUC na formação de profissionais de Serviço Social em Goiás. “O curso da PUC Goiás, na verdade, surgiu antes da própria universidade, há 60 anos, e sabemos que essa área acadêmica contribui para a construção da universidade como ela é hoje, e também como será no futuro”, explica ela.

Alunos, professores, profissionais e supervisores de campo se reuniram para participar da reunião – que será realizada em toda a região centro-oeste. O resultado das oficinas, realizadas em todo o país, serão sistematizados e apresentados em um encontro nacional de pesquisadores em Serviço Social.

(Contribuiu a estagiária de Jornalismo,  Larissa Domingos)

Fotos: Ana Paula Abrão