Serviço Social celebra aniversário com aula inaugural

A discussão sobre os desafios da formação profissional em Serviço Social marcou o aniversário da graduação e do mestrado oferecidos pela PUC Goiás, nesta segunda-feira, 12, que chegaram aos 61 e aos 11 anos, respectivamente.

No período da tarde, docentes, mestrandos e representantes dos cursos da regional Centro Oeste da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss) se reuniram com a presidente da entidade, profa. Maria Helena Elpídio Abreu. A reunião ampliada ocorreu na Sala de Eventos da Área 1, na Praça Universitária.

À noite, no Auditório do Bloco G, na Área 1, a presidente da Abepss debateu os desafios da formação superior. Em sua fala, ela detalhou a formação profissional no ensino superior, apresentou os desafios da atual conjuntura e também as tendências no campo do ensino.

A coordenadora da graduação em Serviço Social, profa. Carmen Regina Paro, lembrou que o curso é pioneiro – foi o primeiro do Centro Oeste – e que se propõe a uma formação crítica, voltada para a emancipação humana. “Nosso curso registra nos seus 61 anos o compromisso com as lutas, os movimentos sociais que defendem a democracia, a liberdade e a justiça social”, ressaltou.

Já a coordenadora do mestrado em Serviço Social, profa. Denise Carmen de Andrade Neves, citou a oferta de cursos pela modalidade de ensino à distância como um “quadro preocupante” para a formação dos alunos.  Ela ressaltou ainda a qualidade do ensino ofertado pela PUC Goiás. “Vocês estão em uma universidade com um curso sério, comprometido a sua formação. O curso da universidade tem 61 anos e formou grande parte dos assistentes sociais em Goiás”, ressaltou.

Presente ao evento, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, profa. Milca Severino, garantiu aos graduandos e mestrandos que a trajetória na universidade trará frutos no futuro. “Essa profissão é muito importante”, disse ao cumprimentar as coordenadoras dos cursos.

Contribuição

A presidente da Abepss, Maria Helena Elpídio Abreu, destacou o significado da trajetória de mais de seis décadas da graduação em Serviço Social da universidade. Ela frisou ainda a preocupação da PUC Goiás em debater a qualidade da formação em um contexto em que a educação é encarada como uma mercadoria. “Um curso com 61 anos extrapola a sua própria história enquanto unidade de ensino. Ele contribuiu e contribui para a construção de Serviço Social no Brasil. É motivo de muita alegria para a Abepss ter uma unidade de formação acadêmica com esse compromisso, durante tanto tempo”, afirmou.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.