Políticas públicas para mulheres são discutidas no Teatro PUC

O tema Políticas Públicas para mulheres pautou o seminário promovido pelo Programa de Direitos Humanos (PDH) da PUC Goiás nesta segunda-feira, 18, no Teatro PUC (Câmpus V). De acordo com a coordenadora de Extensão, profa. Denize Daudt, o evento é uma lembrança alusiva ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8 de março, além de integrar a programação da Comissão Institucional da Campanha da Fraternidade 2019, que aborda o tema proposto pela CNBB Fraternidade e Políticas Públicas e o lema Serás liberto pelo direito e pela justiça (Is 1,27).

Na programação do turno matutino, o destaque foi a mesa-redonda que contou com a participação da defensora pública do Estado de Goiás e coordenadora do Núcleo de Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher, Gabriela Marques Rosa Hamdam; da administradora do Centro de Valorização da Mulher (Cevam), Maria das Dores Soares, da promotora do Ministério Público de Goiás, Rubian Coutinho, entre outras convidadas que prestigiaram a atividade.

O ciclo da violência, relatos de casos reais de mulheres que sofreram violência doméstica, assim como o papel dos órgãos públicos e ONGs que atuam na promoção dos direitos e defesa da mulher, foram alguns assuntos debatidos nesta manhã pelas convidadas. A Escola de Comunicação e a Escola de Direito e Relações Internacionais também participaram da organização do evento, com a presença de docentes e estudantes que apoiaram na logística.

Para o diretor de Comunicação do C.A de Direito, José Carlos Silva de Almeida, estudante do 6º período do curso, promover um evento deste mote é proporcionar ao aluno a oportunidade de conhecer os problemas sociais e propor soluções.

“Isso dá um insight e ajuda a trilhar na formação, porque o aluno pode pensar um TCC ou um projeto de pesquisa sobre o assunto. E a universidade precisa muito disso – pesquisar e encontrar os que precisam dela, principalmente a PUC que tem esse viés mais humanizado de olhar para o outro, tentar entender o problema social e resolvê-lo”, refletiu o estudante. Para contemplar o corpo discente de todos os turnos, o evento será realizado novamente, às 14 horas e às 19 horas, no Teatro PUC.

Fotos: Wagmar Alves