Seminário levanta políticas públicas sobre álcool e drogas

Na manhã do dia 19 de junho, foi realizada na PUC Goiás a primeira edição do Seminário de Políticas Públicas Sobre Álcool e Outras Drogas. No Auditório da Área 1, professores, acadêmicos e comunidade debateram sobre quais as principais ações para combater os problemas de saúde causados pela dependência química. O evento começou com a apresentação do tema Construindo redes para os cuidados aos usuários de drogas, pela interlocutora do Projeto Redes, Márcia Totugui, a articuladora do mesmo projeto, Bárbara Vaz, ambas da Fiocruz, e a professora da PUC Goiás, Paula da Silva Dias.

Depois do debate, o trabalho foi dividido em grupos para apresentação de propostas. Os grupos foram divididos pelos temas: violência doméstica, empoderamento da família, articulação da rede de tratamento, população de rua, adolescentes em situação de vulnerabilidade e prevenção do uso de drogas.

As propostas aprovadas no coletivo serão levadas para o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas. Coordenadora do evento e membro do Conselho, a professora da PUC Goiás, Iracema Gonzaga Moura de Carvalho, afirma que a discussão permite produzir solicitações em diferentes vertentes e busca colaborar com políticas públicas efetivas para melhorar a situação da população.

Fotos: Wagmar Alves