Seminário amplia discussão sobre democracia e liberdade de expressão

Texto: Denise Alves, estagiária de jornalismo da Dicom/PUC Goiás

A Escola de Comunicação da PUC Goiás realizou na noite da segunda-feira, 29, o Seminário Comunicação, Democracia e Liberdade de Expressão. Com discussões sobre os 50 anos do AI-5 e 30 anos da Constituição Cidadã de 1988, o evento contou com duas mesas-redondas, uma no período matutino e outra no período noturno, para debater o tema sob diferentes aspectos na perspectiva de três momentos distintos do país: 1968,1988 e 2018.

De olho na ampliação do debate sobre o assunto, os participantes abordaram os fortes vínculos com a história do Brasil, apontaram avanços e conquistas, além de analisar cenários futuros. A programação reuniu alunos e professores dos cursos de Direito, Relações Internacionais, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da universidade e de outras instituições de ensino no Teatro PUC, Câmpus V.

Durante a abertura, no período noturno, a diretora da Escola de Comunicação Sabrina Moreira de Morais parabenizou a participação e o empenho dos alunos, ressaltando a necessidade de um olhar voltado para o momento atual do país. “É com muita alegria que realizamos a terceira edição do evento interdisciplinar da Escola de Comunicação. Temos consolidado a produção dos alunos que se tornaram protagonistas deste evento e a proposta é que possamos trazer para esses alunos um desafio de produção de conteúdo de comunicação que dialogue com as temáticas apresentadas”, ressaltou.

Conhecimento

Além dos corpos docente e discente da Escola de Comunicação da PUC Goiás, o evento contou com o apoio da Escola de Formação de Professores, da Escola de Direito, Relações Internacionais e do Programa de Direitos Humanos (PDH) da universidade, e também de convidados membros do Ministério Público de Goiás, que forneceram informações e vivências quanto à defesa dos direitos dos cidadãos e do resguardo de preceitos democráticos em sociedade.

Segundo o professor Marcos Marinho, a comunicação é primordial para a vivência em sociedade. “Um evento deste tipo traz para refletirmos sobre a necessidade do pensamento e do debate constante, sobre elementos fundantes da nossa sociedade, que é a democracia, a liberdade de expressão e a comunicação. Nisto, o processo comunicacional é vital para a manutenção do nosso contexto social pacífico” frisou.

Programação

O período da manhã foi marcado pela participação de profissionais de diferentes segmentos que apresentaram aos acadêmicos suas experiências no mercado de comunicação. Em mesa-redonda, a procuradora do Ministério Público Ana Cristina Peternella, o professor Eduardo Gusmão de Quadros, a coordenadora do curso de Relações Internacionais Aline Tereza Borghi Leite, e a professora Francielle Felipe debateram, em sentido plural, diferentes aspectos que a reunião das temáticas em discussão. A programação também incluiu a exposição fotográfica de trabalho da professora Mariana Capeletti.
À noite, o evento contou com a presença dos professores Paulo Henrique Faria Nunes, Marcos Marinho, Deborah Rodrigues Borges, além da participação da procuradora do Ministério Público de Goiás Sandra Mara Garbelini e da pesquisadora do PDH, professora Núbia Simão.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.