Seminário discute interdisciplinaridade nos projetos do Pibid

Cerca de 300 pessoas, entre alunos, gestores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), professores e convidados participam, nos dias 12 e 13, do Colóquio Interdisciplinaridade e Cultura Visual: imagens provocadoras de conhecimento. O evento será aberto nesta sexta-feira, às 19 horas, no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades, no Setor Leste Universitário.
Na sexta-feira, uma mesa-redonda, com participação dos professores Rita Márcia Furtado (UFG) e Leandro Menezes (PUC Goiás), debaterá o tema O cinema e a fotografia como provocadores de conhecimento. A mediação será feita pela professora Adriane Camilo, da PUC Goiás.

No sábado, das 8h às 10 horas, será realizado o workshop Cinema autoral, cinema de gênero e o ofício do historiador: as narrativas audiovisuais populares como objetivos da História, ministrado pelo doutorando em História pela UFG, César Henrique Guazzelli e Sousa. Na sequência, ocorrem três oficinas: Fotografias com celular, Colagem e Mediação do olhar, com vagas limitadas. Nos dois dias, uma mostra traz imagens marcantes da história. As inscrições serão feitas no local, no dia do evento.

O Colóquio propõe fomentar discussões sobre questões interdisciplinares na educação básica e superior e a inserção das mídias contemporâneas nas práticas pedagógicas, contribuindo para o fortalecimento das ações do subprojeto Interdisciplinar de Pedagogia, ancorado no Pibid PUC Goiás. A partir de palestras de convidados e de uma mostra fotográfica, serão abordados temas que tratam de práticas pedagógicas contemporâneas, como a interdisciplinaridade e as mídias atuais presentes no cotidiano de alunos e professores.

SEXTA-FEIRA
19 horas – Apresentação Cultural
19h30 – Mesa: O cinema e a fotografia como provocadores de conhecimentos
Profª Drª Rita Márcia Furtado (UFG)