Seminário discute desafios do professor iniciante

O Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) ocorre de 27 a 29 de novembro, no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades (Área 6), com a discussão do tema Professores iniciantes: desafios, descobertas e aprendizagens.

O evento objetiva propiciar um espaço de estudo e reflexão acerca da formação docente na educação básica. Estruturado em conferências, relatos de experiências e exposições, tem como público-alvo supervisores, coordenadores de área e bolsistas de iniciação à docência.

Entre os destaques da programação, duas conferências magnas: no primeiro dia, às 19 horas, a professora da UNB, Kátia Augusta Curado discute sobre os desafios vivenciados pelos professores iniciantes e, no dia 28, também às 19 horas, o docente Alonso Bezerra, da Unesp, traz uma abordagem sobre a relação entre professor e aluno. No dia 27, no turno matutino, será realizado o cadastramento dos participantes. As atividades ocorrem das 8h às 12 horas, 14h às 18 horas e das 19h às 22 horas.

Incentivo à licenciatura

Instituído na PUC Goiás em 2010, o Pibid tem uma dupla finalidade. De acordo com a coordenação institucional, contribui para a formação do professor que atua na escola pública, além de ser um incentivo para a permanência do acadêmico de licenciatura no ensino superior: “o estudante recebe uma bolsa de 400 reais e, em contrapartida, deve participar de momentos de formação juntamente aos coordenadores de área e desenvolver atividades dentro das escolas, a partir do planejamento do professor supervisor”, explicou a docente Marcilene Pelegrine Gomes.

Mais de 20 escolas, centros de educação e institutos são parceiros do Programa. Mais informações sobre o Seminário no telefone: 3946-1676, ou pelo email: pibidpucgoias@pucgoias.edu.br.