Seminário celebra 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

O Conselho Regional de Psicologia da 9ª Região (CRP09), juntamente com Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDS), em parceria com a PUC Goiás, promovem entre os dias 14 e 15 de dezembro de 2023, nos auditórios 1 e 2 da Alego, em Goiânia, o Seminário Brasil: Direitos Humanos para quem?, em comemoração aos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O Seminário tem como objetivo discutir e refletir sobre os desafios e as conquistas dos direitos humanos no Brasil, em um contexto de 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1948.

A Declaração é um marco histórico e jurídico que reconhece a dignidade e a igualdade de todos os seres humanos, sem distinção de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou qualquer outra condição.

O evento contará com a participação de especialistas, pesquisadores, ativistas, representantes de instituições públicas e da sociedade civil, que abordarão diversas temáticas relacionadas aos direitos humanos, tais como: violência, racismo, gênero, diversidade, saúde, educação, trabalho, cultura, meio ambiente, democracia, participação social, entre outras. O evento também oferecerá oficinas práticas e interativas, que visam promover o diálogo, a sensibilização e a capacitação dos participantes sobre os direitos humanos.

Todas as instituições que promovem o evento são parceiras na defesa e na promoção dos direitos humanos e buscam contribuir para o fortalecimento de uma cultura de respeito, tolerância e solidariedade no Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.

Participação da PUC Goiás 

A universidade é parceira do evento, atuando diretamente na organização e promoção da iniciativa. A reitora Olga Izilda Ronchi estará presente na abertura do evento, no dia 14, às 9 horas, e às 15h30 do mesmo dia, as docentes Luciene Falcão e Vera Morselli serão debatedoras da mesa-redonda intitulada Violação dos direitos humanos na família.

No dia 15, às 14h30, a profa. Núbia Simão estará na mesa Direitos humanos: a conjuntura internacional no contexto da migração forçada.

As mesas citadas foram organizadas pela equipe do Programa de Direitos Humanos da PUC Goiás (PDH/Cdex). Confira, abaixo, a lista completa dos participantes:

Texto: Assessoria de Comunicação CRP09