Seminário aborda desempenho de edificações

Em vigor há cinco anos, a Nova Norma de Desempenho de Edificações (NBR 15575) foi tema de seminário realizado na noite desta quarta-feira, 12, na PUC Goiás. O evento reuniu docentes, profissionais e acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo e das Engenharias no Auditório 2 da Área 2, na Praça Universitária, para acompanhar palestra sobre o assunto.

Perita com atuação na área, a profa. Ana Cristina Rodovalho Reis comandou a atividade. “O desempenho é a base da perícia”, esclarece.

Voltada para as habitações, a norma permite a avaliação da eficiência do imóvel a partir de critérios como conforto, duração e segurança. “Ela leva em consideração todos esses critérios que a gente não tinha antes [de 2013]”, diferencia, citando que as discussões para a publicação da NBR foram iniciadas na década de 1990 e duraram 15 anos.

A perita destaca que a nova norma muda o ambiente da construção por meio da aferição de aspectos como ruído e conforto térmico, que podem impactar, inclusive, em questões como o financiamento do imóvel.

A sua repercussão da NBR 15575 pode ser sentida tanto pelos profissionais que projetam quanto para os que avaliam os imóveis. “Ela melhora para o usuário e para os profissionais. A obrigatoriedade da norma incentiva a pesquisa e o desenvolvimento do setor”, frisou Ana Cristina.

Fotos: Ana Paula Abrão