Semana garante melhoria nos índices da universidade

As atividades da 44ª Semana de Integração Acadêmica e Planejamento (Siap), que discute o tema Tradição e Inovação transformando vidas, em todas as áreas da universidade, seguem até sexta-feira, 1º de fevereiro. Mais de 1.200 professores participam das atividades de formação e planejamento, que já fazem parte do calendário da instituição.
Em todas as escolas, foram realizadas reuniões dos colegiados dos cursos de graduação, nas quais a Reitoria participou com representante. “Esta é uma atividade bastante consolidada, faz parte do calendário acadêmica e é uma condição imprescindível de preparação para as atividades acadêmicas em 2019/1”, explica a professora Sonia Margarida Gomes, pró-reitora de Graduação, ressaltando o planejamento coletivo e orgânico.
“Trabalhamos o projeto de formação com o objetivo de garantir a excelência da instituição. Ela tem cumprido com a qualificação do nosso ensino de graduação”, pontua a pró-reitora, à frente da organização do evento. O resultado de mais de 20 anos das semanas de planejamento, segundo ela, estão na melhoria dos indicadores, como a nota dos cursos no ENADE, no Conceito Preliminar de Cursos e no Índice Geral dos Cursos.
O trabalho de planejamento é mantido durante semestre. “Temos essa dimensão coletiva e trabalho partilhado”, explica Sonia, lembrando das reuniões semanais de Reitoria e Pró-Reitorias e as reuniões de colegiado de curso. “A Siap é o grande momento de abertura, o tempo é voltado para o planejamento, mas ao longo de semestre as atividades de planejamento e avaliação são contínuas”.