Semana dos Povos Indígenas será aberta na segunda-feira (17)

Promovida pelo Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA), a Semana dos Povos Indígenas começa na segunda-feira, 17, e continua até quinta-feira, 20, com a discussão do tema Povos originários: alteridade, violências e protagonismo.

De acordo com a comissão organizadora do evento, esses três pontos recorrentes e desafiadores na luta dos povos indígenas no Brasil necessitam ser debatidos pela sociedade governamental e civil a fim de dar visibilidade às lutas e reinvindicações dos povos originários.

A programação, aberta a toda comunidade acadêmica e sociedade em geral, será híbrida, com palestras, oficinas, comunicações orais e debates que serão transmitidos pelo canal da PUC Goiás no YouTube, além de atividades presenciais, entre elas, exibição de filmes no auditório da Área 2 (Praça Universitária) e ações educativas com estudantes do ensino fundamental e médio no Memorial do Cerrado (Jardim Mariliza).

A solenidade de abertura será no dia 17, com transmissão pelo canal da universidade no YouTube, a partir das 18h30 com o Centenário Dom Tomás Balduíno Semeador da Esperança, seguida pela mesa-redonda Alteridade, que contará com a participação do doutor em Antropologia Social pela UnB, Gersem Baniwa, pela doutora em Educação pela USP, Léia Teixeira Lacerda e pelo coordenador dos Jogos Indígenas, Marcos Terena.

O evento conta com a parceria da Prefeitura de Goiânia, Governo do Estado de Goiás, PPGE, NEABI, Conselho Indigenista Missionário, TECCER, Curso de História/Quirinópolis, UFU, UEG e UFMS.