Semana dos Povos Indígenas: inscrições para trabalhos estão abertas

O prazo para submissão de comunicações orais na Semana dos Povos Indígenas 2023 foi aberto no dia 8 de março.  Pesquisadores(as) interessados(as) devem preencher o formulário de inscrição, disponível neste link, até o dia 5 de abril.

Como pré-requisitos para participação, as comunicações poderão ter, no máximo, três autores graduandos, graduados, pós-graduandos ou pós-graduados. As apresentações estão marcadas para o dia 19 de abril, às 19 horas, em plataforma on-line (YouTube), e terão duração de 15 minutos cada.

Os critérios para seleção dos trabalhos serão a relevância da proposta e sua pertinência ao tema do evento, abordagem conceitual e problematização teórica do tema e a contribuição para os debates sobre os povos indígenas do Brasil e sua interface com as áreas de Antropologia, Arqueologia, Educação, Comunicação, Artes e/ou Meio Ambiente.

A seleção será realizada por uma comissão, formada por docentes da PUC Goiás e UFG, a partir da análise do resumo expandido. O resultado final será divulgado no dia 12 de abril.

Compromisso com as lutas dos povos indígenas

Promovida pelo Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA), a Semana ocorrerá de 17 a 20 de abril, com a discussão do tema Povos originários: alteridade, violências e protagonismo.

De acordo com a comissão organizadora do evento, esses três pontos recorrentes e desafiadores na luta dos povos indígenas no Brasil necessitam ser debatidos pela sociedade governamental e civil, a fim de dar visibilidade às lutas e reinvindicações dos povos originários.

Ao mesmo tempo, é uma forma de assumir um compromisso concreto para reduzir a violência, a violação dos direitos tradicionais e incentivar o respeito às culturas e resguardar o papel desses povos como guardiões climáticos da natureza em prol da vida.

“Entramos numa nova fase histórica, em que o protagonismo indígena brasileiro se fortalece. Isso ocorre de modo especial no que tange ao protagonismo político, em que as/os indígenas estão “aldeando a política”, assumindo cargos públicos nos ministérios, nos órgãos governamentais nacional, estaduais e municipais”, ressaltam os docentes da comissão.

A programação, aberta a toda comunidade acadêmica e sociedade em geral, será composta por palestras, oficinas, comunicações orais, debates,  exibição de filmes e ações educativas com estudantes do ensino fundamental e médio. O link para inscrição dos participantes será disponibilizado em breve.

(Crédito da foto: Jorge Valente. Jovem Krahô num ritual do seu povo. Fonte: Conselho Indigenista Missionário – Regional GO-TO)