Semana dos Povos Indígenas: inscrições para trabalhos estão abertas

O prazo para submissão de comunicações orais na Semana dos Povos Indígenas 2023 foi aberto no dia 8 de março.  Pesquisadores(as) interessados(as) devem preencher o formulário de inscrição, disponível neste link, até o dia 5 de abril.

Como pré-requisitos para participação, as comunicações poderão ter, no máximo, três autores graduandos, graduados, pós-graduandos ou pós-graduados. As apresentações estão marcadas para o dia 19 de abril, às 19 horas, em plataforma on-line (YouTube), e terão duração de 15 minutos cada.

Os critérios para seleção dos trabalhos serão a relevância da proposta e sua pertinência ao tema do evento, abordagem conceitual e problematização teórica do tema e a contribuição para os debates sobre os povos indígenas do Brasil e sua interface com as áreas de Antropologia, Arqueologia, Educação, Comunicação, Artes e/ou Meio Ambiente.

A seleção será realizada por uma comissão, formada por docentes da PUC Goiás e UFG, a partir da análise do resumo expandido. O resultado final será divulgado no dia 12 de abril.

Compromisso com as lutas dos povos indígenas

Promovida pelo Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA), a Semana ocorrerá de 17 a 20 de abril, com a discussão do tema Povos originários: alteridade, violências e protagonismo.

De acordo com a comissão organizadora do evento, esses três pontos recorrentes e desafiadores na luta dos povos indígenas no Brasil necessitam ser debatidos pela sociedade governamental e civil, a fim de dar visibilidade às lutas e reinvindicações dos povos originários.

Ao mesmo tempo, é uma forma de assumir um compromisso concreto para reduzir a violência, a violação dos direitos tradicionais e incentivar o respeito às culturas e resguardar o papel desses povos como guardiões climáticos da natureza em prol da vida.

“Entramos numa nova fase histórica, em que o protagonismo indígena brasileiro se fortalece. Isso ocorre de modo especial no que tange ao protagonismo político, em que as/os indígenas estão “aldeando a política”, assumindo cargos públicos nos ministérios, nos órgãos governamentais nacional, estaduais e municipais”, ressaltam os docentes da comissão.

A programação, aberta a toda comunidade acadêmica e sociedade em geral, será composta por palestras, oficinas, comunicações orais, debates,  exibição de filmes e ações educativas com estudantes do ensino fundamental e médio. O link para inscrição dos participantes será disponibilizado em breve.

(Crédito da foto: Jorge Valente. Jovem Krahô num ritual do seu povo. Fonte: Conselho Indigenista Missionário – Regional GO-TO) 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.