Semana do assistente social é iniciada na PUC Goiás

Foi aberta hoje, no Auditório da Área 4 da PUC Goiás, no Setor Leste Universitário, a 34ª Semana da/o Assistente Social, promovida pelo Conselho Regional de Serviço Social de Goiás (CRESS Goiás, 19ª Região). Este ano, o evento conta com o tema central Na luta de classes não há empate. Em quatro dias de programação, cerca de mil profissionais, pesquisadores e estudantes devem participar do evento gratuito.

Presidente do Conselho, Ilma Inácia de Sousa Pugliesi reforçou a importância da classe se unir por conta do contexto nacional atual. “Debater o momento de regressão da política e das questões sociais que temos vivido é fundamental. Esse tema [do evento] quer demonstrar o quanto essa conjuntura está nos afetando”, pontuou.

Coordenadora do curso de Serviço Social na PUC Goiás, a professora Carmen Regina Paro comemorou o tema escolhido e destacou que ele “nos põe a pensar os rumos, a direção que queremos nesse momento”. A docente ainda pontuou a mobilização como fundamental para o destino do país. “Historicamente, os direitos da classe trabalhadora foram conquistados sempre com muita luta”.

Além de agradecer a presença de todos, a coordenadora ainda lembrou os 60 anos do curso da universidade, comemorados neste ano de 2017. “O contexto desse curso vai sendo atravessado por diferentes conjunturas nacionais, mas também regionais, sempre buscando qualificar, articular, construir uma direção teórico-política que reafirme as conquistas dessa classe”, disse.

Para a conferência de abertura, com o tema principal do evento, foi convidado o professor doutor Caio Sgarbi Antunes, da Universidade Federal de Goiás (UFG). “Análise de conjuntura não é uma coisa fácil. Avaliar o que está acontecendo no momento em que ela acontece exige muito, mas é também uma análise de estrutura, é pensar como esses alicerces estão se movimentando”, explicou em sua fala inicial. O momento foi seguido por um debate.

Programação

Amanhã, 9, e na quarta-feira, 10, o evento segue na Escola de Formação de Professores e Humanidades, na Rua 227, Setor Leste Universitário, durante os períodos matutino e vespertino, com diversas conferências. Na segunda-feira, 15, o evento retorna para comemorar o Dia do/a Assistente Social, com a mesa-redonda Movimentos sociais em Goiás: só a luta muda a vida. Confira aqui a programação completa.

Fotos: Umaitá Pires