Semana discute atuação dos designers

Cerca de 200 acadêmicos de Design e da Escola de Artes e Arquitetura da PUC Goiás participam na Semana de Design, que começou nesta segunda-feira, 5, e segue até o dia 7. A programação foi aberta com o lançamento da HQ Cidade Buraco, do designer Emerson Rodrigues, que junto com Dani Fiuza, egressa da PUC Goiás, falaram sobre publicações e produção em design com a experiência deles à frente do escritório Mão de Macaco.
Para Rodrigues, a oportunidade possibilitou interagir com futuros colegas de trabalho e, entre eles, muitos fãs da arte. “Muito bacana dividir o que a gente aprende e falar dos erros que eu passei para que eles talvez não passem”, explicou o artista, que é formado pela Universidade de Brasília. Ele defendeu que a produção, a partir da internet, não tem mais restrições regionais e vão encontrar mercado a partir da sua qualidade. “Você produz para o mundo, começa aqui, mas com a internet pode ter uma saída enorme”.
No público, o aluno do terceiro período Lucas de Alcântara prestigiou a palestra de abertura. “Na semana, você tem um contato mais direto com um cara que já mergulhou no mercado, como é, questão de produção e cronograma. Não tem tanto contato com esta temática na faculdade”, explica Lucas, que atua na área de animação, e participará de outro momento voltado para esta área, que é a palestra sobre o Dia a dia do animador, com Thiago Ottoni, no dia 7 de junho.

Curta a página da Escola de Artes e Arquitetura no Facebook

Segundo a coordenadora do curso de Design e da semana, professora Genilda Alexandria, o objetivo da programação é promover a reunião de alunos, professores, egressos e profissionais para debater o mercado de trabalho, novas técnicas e incentivar a troca de experiências. “Já tem uma tradição desta semana na intenção de trabalhar os alunos de forma integrada em atividades em comum, sempre dando oportunidade os conteúdos de sala repercutidos por profissionais do mercado e do próprios professores”, afirmou ela.
O contato dos profissionais é facilitado com palestras e workshops. No primeiro dia, após a abertura, foi realizado Desenhaço! com o professor Rafael Fleury, no Teatro de Arena. Amanhã, 6 de junho, o evento recebe Décio Coutinho, do Sebrae, e o Casulo Moda Criativa, para falar sobre Economia Criativa e Design. Na sequência, o público ouve Gustavo Moura sobre Branding: do designer ao cliente. No último dia, Thiago Ottoni fala sobre animação, e o público confere exposição dos trabalhos de Design e participa de Imprimaço e Carimbaço, na oficina de Marcenaria.

Confira programação completa

Fotos: Weslley Cruz