Segunda turma inicia curso sobre drogas e violência no ambiente escolar

Professores da rede pública de Goiânia iniciaram na PUC Goiás o curso Drogadição, violência e suas implicações no contexto educacional, ministrado por meio de parceria com o Programa em Nome da Vida (PNV) da universidade. Eles se reuniram na Sala 406 da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH) da instituição, na noite desta terça-feira, 10, para o primeiro encontro da formação.

Com 80 horas de duração, entre atividades teóricas e práticas, o curso é ministrado pela profa. Vera Morselli, membro do PNV. Ela atua com a temática de drogas desde os anos 1980. A iniciativa é resultado de parceria entre a Coordenação de Extensão (Cdex) da universidade – que abriga programas permanentes – e a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Goiânia. O trabalho tem como foco docentes que atuam na Educação de Jovens e Adultos (Eaja).

Além desta, outras três formações também serão ministradas: a segunda turma do curso sobre Drogadição e violência, que vai desenvolver os projetos de intervenção propostos no semestre passado; o curso Educomunicação e processos de aprendizagem e Tertúlia Literária: diálogos com escritoras africanas e afro-brasileiras, que recebe inscrições até 18 de abril. Cada turma deve ter, em média, 30 docentes da rede pública.

Responsável pelo trabalho, a profa. Vera Morselli abriu a aula refletindo sobre os desafios enfrentados por professores no contexto escolar em relação às drogas e à violência. Em forma de bate-papo, os docentes se apresentaram e falaram sobre a realidade vivenciada nas unidades de ensino da capital em que trabalham.  “Vivemos em uma sociedade que é desrespeitosa, então, qual a perspectiva que nossos alunos têm de futuro? De lazer? De trabalho?”, questionou.

Vera defendeu o acolhimento aos jovens e adultos e disse acreditar que é possível contribuir com essas pessoas. “Se acolhermos uma pessoa, já é alguma coisa, pois estamos acolhendo ele, sua família e sua comunidade”, relacionou.

Parceria

Representante da SME, a profa. Wilma Martins agradeceu à PUC Goiás e ao PNV pela parceria. Ela frisou que a expectativa é ter no curso um espaço para problematizar as situações vividas pelos professores da rede municipal. “Vamos perceber onde estamos e o que é possível fazer, quais são as possibilidades de atuação nesse contexto”, disse, citando a ampliação da carga horária do curso, que dará mais possibilidades de discussão ao grupo.

Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.