Saúde vacina professores e idosos 60+ contra gripe H1N1

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia deu início à aplicação da vacina contra H1N1 em professores e em idosos (a partir de 60 anos). O período segue até 8 de junho, das 8h às 17 horas, em 59 pontos, sendo 55 postos de saúde, a Área 1 da PUC Goiás, o Sesc Faiçalville, no Shopping Passeio das Águas e no Estádio Serra Dourada, os dois últimos na modalidade drive-thru e o restante, na modalidade pedestre.

Pessoas imunizadas contra a Covid-19 devem aguardar 14 dias para receber a vacina contra gripe (H1N1). Para receber a vacina, os professores devem apresentar documento que comprovem a vinculação ativa com as instituições de educação básica e superior, públicas e privadas. São consideras unidades da educação básica: creches, pré-escolas, ensino fundamental 1 e 2, ensino médio, ensino profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O grupo com vacinação em andamento não inclui outros profissionais que atuam na educação como auxiliares/monitores de classe, estagiários, diretores, coordenadores, recepcionistas, equipe de higiene e limpeza das escolas, merendeiras (os), secretários (as), porteiros (as), vigilantes, entre outros.

Coordenadora Geral do Centro Municipal de Imunização de Goiânia, Fernanda de Sousa Pio explica que ainda não há previsão de quando os demais profissionais que atuam na área da educação serão vacinados, já que não foram incluídos nos grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização (PNI). Por isso, diz, a vacinação desse grupo deve ocorrer juntamente com o restante da população que não está incluída em nenhum dos grupos prioritários.