Saskia Sassen ministra aula inaugural na PUC

A socióloga holandesa Saskia Sassen, conhecida por suas análises nos fenômenos de globalização e de migração urbana, e por ter cunhado o termo cidade global, é a palestrante da aula inaugural do Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial da PUC Goiás.  Nesta quinta-feira, 29, ela abordará o tema Andando transversalmente nos espaços de nossa modernidade, às 19 horas, no YouTube da PUC Goiás. A palestra será em inglês e terá tradução simultânea feita pela PUC Idiomas.

Para o coordenador do Mestrado, professor Antônio Pasqualeto, a aula inaugural terá o mérito de trazer um olhar transversal sobre determinados problemas que afetam as civilizações, as dinâmicas urbanas e rurais e permitir ampliar a visão dos estudantes.

Sassen é referência em sociologia urbana e é atualmente professora na Universidade de Columbia e professora visitante na London School of Economics. Mestre em Ciências Sociais e Ph.D. em Economia pela Universidade de Notre Dame, foi eleita uma das 50 pensadoras globais mais influentes pela Prospect em 2014 e um dos 100 principais pensadores mundiais de 2011 pela Foreign Policy.

A sociologia defende que as “cidades globais” estão mudando a geografia do poder, com a intensificação das transações entre elas, sobretudo através dos mercados financeiros, de investimentos e de fluxos de serviços. E que, ao mesmo tempo, devem ser foco de estudos, pois são também o local onde minorias e vulneráveis encontram espaço para os seus projetos de vida. Sua atuação acadêmica foi recolhida com o Prêmio Príncipe de Astúrias de Ciências Sociais em 2013.

Atualmente o Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial tem 20 estudantes. E oferece três linhas de pesquisa: economia e desenvolvimento territorial, planejamento urbano/ambiental, planejamento estratégico, empreendedorismo e inovação. O foco central é o desenvolvimento e o planejamento do território, porque o Centro-Oeste reveste-se de importância e se constitui num espaço privilegiado de estudos e pesquisas. (Com informações do Mestrado)