Santa Casa recebe visita do Ministério da Saúde

Em busca de sua autossustentabilidade, a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia tem ampliado suas estratégias e fortalecido vínculos. Hospital filantrópico com maior número de atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado de Goiás, a entidade busca alternativas para a crise financeira que a prejudica. Entre as possibilidades, um novo empréstimo a caminho, o aumento dos atendimentos particulares e por plano de saúde e um acompanhamento mais próximo do SUS. Nesse sentido, o hospital recebeu no sábado, 16, a visita do secretário de Gestão do Ministério da Saúde, Rogério Abdala.

Recebido pelos gestores do hospital e pela reitoria da PUC Goiás, que tem na Santa Casa o seu hospital-ensino, Abdala conheceu os diferentes espaços do prédio e foi apresentado à realidade da entidade. “O objetivo era mesmo conhecer a Santa Casa de Goiânia e ver o que podemos fazer para ajudar. Espero ter boas notícias em breve”, frisou. A Secretaria Estadual de Saúde também acompanhou a visita.

Alternativas

Além da normalização de repasses e possíveis investimentos do Ministério da Saúde no hospital, que hoje tem como realidade 92% de sua receita no SUS, a Santa Casa acredita em um ajuste de modelo de negócios para conseguir operando com prioridade nos atendimentos SUS, mas de forma autossustentável. “Nossa expectativa é de conseguirmos uma reestruturação total. Estamos buscando várias alternativas para reverter esse quadro de hoje”, explica o superintendente geral do hospital e pró-reitor de Saúde da universidade, José Antonio Lôbo. A ideia é melhorar e aumentar os atendimentos particulares e por planos de saúde para investir a renda na manutenção, com qualidade, dos atendimentos SUS.

“Estamos fazendo o levantamento das dificuldades. A verba que devemos conseguir até outubro deve fazer com que a Santa Casa volte a funcionar a todo vapor”, aponta o superintendente técnico, Júlio César Nunes da Rocha.

A Santa Casa de Misericórdia de Goiânia completa, em novembro, 81 anos de atuação.

Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.