Santa Casa empossa nova superintendente

Com foco na transparência de gestão e na em sua reestruturação, a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia empossou na tarde desta segunda-feira, 2, a nova superintendente-geral da instituição, Irani Ribeiro de Moura. Irani Ribeiro também assumiu a Pró-Reitoria de Saúde da PUC Goiás, que tem na Santa Casa o seu hospital-ensino.

“O objetivo é negociarmos o que for necessário com a Santa Casa aberta, funcionando. Estamos terminando os levantamentos necessários e iremos reabastecer o hospital o mais rápido possível”, garantiu a nova gestora.

Além de parceria reforçada com os governos nos âmbitos municipal, estadual e federal, o hospital tem a transparência como um de seus pilares nos próximos anos. “Nós vamos estabelecer um trabalho transparente com a sociedade civil organizada, a imprensa e os colaboradores para que esta casa resgate sua credibilidade e sua missão”, explicou.

Arcebispo de Goiânia e presidente da Santa Casa, dom Washington Cruz demonstrou confiança nos novos caminhos do hospital. “Nós cremos que as coisas irão melhorar, inclusive na qualidade. Esperamos dar uma guinada em breve. Essa posse nos aponta caminhos de esperança”, frisou. O arcebispo metropolitano ainda lembrou que várias Santas Casas passam por dificuldades pelo Brasil. “Todas passam historicamente por dificuldade e não é a primeira vez que a nossa está nessa situação, mas também não é a primeira vez que saímos da crise melhores que antes”, comemorou.

O reitor Wolmir Amado mostrou-se feliz as novas estratégias da unidade para tornar-se, futuramente, um hospital de referência em alta complexidade e ressaltou uma conquista recente: o primeiro transplante de coração na Santa Casa. “É um momento histórico”. Ele também comentou a maior proximidade da universidade com o hospital na nova fase, unindo esforços. “Dizemos com pé no chão que a esperança se renova, uma vez encontrado o caminho a seguir”.

Carreira

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Goiás, com especialização em Pediatria, Administração Hospitalar e em Saúde Pública, e mestre em Gestão e Sistema de Saúde pela Fiocruz (RJ), a nova superintendente foi secretária de Estado da Saúde do Estado de Goiás e secretária Municipal de Saúde de Anápolis. Também acumula experiência em administração da saúde pública, nos cargos de diretora-geral do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), do Hospital Geral de Goiânia (HGG), e dos Cais do Dergo e de Campinas.

Como coordenadora nacional de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde em Brasília, ela coordenou a implantação do SAMU 192 no Brasil. Seu último cargo de gestão foi como Superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS da Secretaria de Estado da Saúde, credenciais que reafirmaram sua escolha para o cargo.

Irani Ribeiro de Moura é médica e professora do curso de Medicina da PUC Goiás. Agora, assume também a Pró-Reitoria de Saúde da universidade para o próximo quadriênio.

Fotos: Wagmar Alves