Santa Casa é reconhecida na Câmara Municipal de Goiânia

Os 83 anos da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia foram reconhecidos na noite desta segunda-feira, 11, na Câmara Municipal de Goiânia. Proposta pelo vereador Anselmo Pereira (PSDB) e aprovada com unanimidade pelos vereadores da casa legislativa, a homenagem foi prestada a cerca de 90 gestores e colaboradores do hospital ensino da PUC Goiás, um dos principais e mais tradicionais da capital.

“A Santa Casa de Misericórdia tem uma história que se confunde com a da nossa capital”, exclamou o vereador, ao explicar a importância de valorizar e reconhecer o hospital que acolhe parte da população de menor renda de Goiânia. Hoje, cerca de 80% de todos os atendimentos feitos no hospital é com pessoas residentes na cidade – a maior parte pelo SUS. “Estamos reconhecendo o trabalho que ela tem feito ao longo de oito décadas. É o reconhecimento de todos que por lá passaram, aqueles que lá estão e os que ainda virão, fomentando uma saúde colocada em disponibilidade sobretudo dos mais carentes”, disse. Além do reconhecimento, o vereador garantiu existir uma articulação na Câmara para que os legisladores apoiem o hospital com verbas parlamentares no ano que vem.

Para a superintendente da Santa Casa e pró-reitora de Saúde da PUC Goiás Irani Ribeiro, a homenagem aos colaboradores e ao hospital vem em um momento de novo crescimento, após uma forte crise em anos anteriores, sinal de que a instituição começa a retomar sua credibilidade com a população e governantes. “Vemos com muita alegria essa lembrança à Santa Casa, a essas pessoas que trabalham muito, que se dedicam muito para atender quem mais precisa”.

Entre os profissionais reconhecidos com o diploma de honra, a gerente de Recursos Humanos Léia Sadin. “Tivemos uma avanço inigualável nos dois últimos anos. Para mim, tanto pessoalmente quanto profissionalmente é uma conquista, uma alegria”, disse, destacando a qualidade do corpo profissional do hospital.

Presente na mesa da cerimônia, o reitor Wolmir Amado lembrou a importância do hospital enquanto campo de ensino e estágio para estudantes da universidade. “Temos centenas, milhares de estudantes que passam por este hospital todos os dias. E temos, PUC e Santa Casa, muito em comum: estamos unidos pela saúde e pela educação em Goiás, pelo desenvolvimento e a saúde do nosso povo”, refletiu.

Fotos: Ana Paula Abrão