Santa Casa e PUC Goiás inauguram espaço de ensino com homenagem a dom João Justino

A Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, em parceria com a PUC Goiás, entregou, nesta quinta-feira, 10, um novo espaço dedicado à formação acadêmica e à residência médica, além de áreas administrativas, que fazem uma homenagem ao arcebispo de Goiânia, presidente da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia e grão-chanceler da PUC Goiás, dom João Justino de Medeiros Silva.

“Fico muito lisonjeado. Não sei se sou digno, pois estou aqui há apenas três anos, mas acompanho de perto o trabalho da Santa Casa”, afirmou dom João Justino em referência à homenagem recebida. O arcebispo abençoou os espaços inaugurados.

Durante a cerimônia, o arcebispo destacou os desafios da instituição, que atende mais de 95% dos pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e reforçou seu compromisso com a missão do hospital. “Peço a Deus que a Santa Casa cumpra cada vez melhor sua missão. Como arcebispo e presidente da associação, seguirei cuidando dessa casa”, disse. Dom João também ressaltou o papel da Santa Casa como hospital-escola e destacou que a formação de profissionais qualificados é um grande serviço à sociedade. “Agradeço à superintendência da Santa Casa e à PUC Goiás por esse investimento no ensino e na saúde. Esse ambiente vai capacitar jovens que realizam residência médica aqui, deixando-os mais preparados para tratar e cuidar das pessoas.”

Investimento na formação técnica e humana

De acordo com a reitora da PUC Goiás, profa. Olga Izilda Ronchi, a parceria entre a PUC Goiás e a Santa Casa representa mais que um convênio institucional, trata-se de um investimento contínuo na formação técnica e humana dos futuros profissionais da saúde. A Santa Casa atua como hospital-escola da universidade há mais de duas décadas, sendo um campo de estágio essencial para os estudantes de diversos cursos da área da saúde.

“Este é um convênio muito importante para nós. A Santa Casa tem se firmado cada vez mais como um espaço privilegiado de formação dos nossos estudantes, não só da Medicina, mas também da Biomedicina, Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem e outras áreas”, destacou a reitora. Atualmente, cerca de 600 estagiários passam pela Santa Casa a cada semestre, vivenciando a prática clínica em diferentes especialidades.

“A Santa Casa é, como costumamos dizer, um coração misericordioso que acolhe milhares de pessoas todos os meses — muitas delas que não encontram leitos disponíveis na rede pública, ou que simplesmente não são atendidas. É nesse ambiente que nossos estudantes aprendem que o atendimento precisa ir além da técnica. É preciso acolher, entender quem é esse paciente, compreender as condições que geraram aquele quadro clínico e oferecer um tratamento não apenas médico, mas humano, assinalou”

Ala pronta para receber estudantes e residentes

Superintendente Geral da Santa Casa, Irani Ribeiro de Moura lembrou que fortes chuvas destruíram parte da estrutura da área de ensino da residência médica do hospital. A parceria com a PUC Goiás, afirmou, foi fundamental para reformar toda a ala atingida, que hoje está pronta para receber tanto os estudantes da universidade quanto residentes.

Também foi reformado o espaço de ensino voltado para colaboradores do hospital, o que irá oferecer melhores condições para cursos de capacitação e treinamentos internos. “Essa iniciativa contribui diretamente para o aprimoramento do ensino das especialidades médicas oferecidas aqui, reforçando o papel do hospital como centro de formação acadêmica”, disse. O novo espaço também abrigará parte do setor administrativo, como a área de Recursos Humanos.

Durante a inauguração, a prefeita em exercício, coronel Cláudia, destacou o papel da nova estrutura como ambiente de formação, capacitação e educação transformadora. “Este é um espaço voltado à troca de saberes e à promoção da educação que realmente transforma vidas, em parceria com a saúde”, afirmou.

Coronel Cláudia relembrou a trajetória histórica da Santa Casa e seu papel no acolhimento de quem mais precisa, especialmente nos momentos de maior fragilidade. “Mesmo diante de desafios, a Santa Casa se manteve firme ao longo de seus 88 anos, sempre pronta para atender”, destacou.

Participaram da inauguração os pró-reitores, diretores das Escolas e coordenadores de curso da PUC Goiás, dom Danival Milagres Coelho, bispo auxiliar e dom Washington Cruz, bispo emérito, da Arquidiocese de Goiânia, representantes da Saúde municipal e estadual, do governo estadual, do legislativo municipal, além do superintendente Administrativo da Santa Casa, Irondes José de Morais e colaboradores do hospital, entre outros.

 Fotos: Wagmar Alves

 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.