Santa Casa de Misericórdia completa 80 anos com desafio de garantir atendimento

Missa celebrada pelo arcebispo Dom Washington Cruz, grão-chanceler da PUC Goiás, e pelo monsenhor Daniel Lagni, nesta terça-feira, 8, comemorou os 80 anos de funcionamento da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia. No pátio do hospital, profissionais, pacientes, professores e a Reitoria da PUC Goiás participaram da celebração em ação de graças pela história e relevância da unidade para a saúde em Goiás.

A Santa Casa é o hospital-ensino da instituição e recebe por semestre 1.500 alunos dos cursos de saúde da PUC Goiás, incluindo Medicina, Enfermagem, Nutrição e outros. Eles contribuem diretamente com o atendimento, em grande parte pelo Sistema Único de Saúde, de 2.500 pacientes por dia.

Em sua fala, dom Washington Cruz homenageou todos os que fazem “a Santa Casa acontecer”, diante das dificuldades enfrentadas. “Aqui é uma casa de salvação, que é uma palavra que vem da saúde”, afirmou ele, lembrando a importância dos cuidados de cada profissional com os pacientes internados e em momento de fragilidade física.

Para o pró-reitor de Saúde da PUC Goiás e diretor geral da unidade, professor José Antônio Lobo, o desafio da unidade é garantir o atendimento à comunidade carente nos próximos 80 anos.  “A saúde pública no Brasil é muito difícil, a Santa Casa não está imune à esta dificuldade. Nosso grande desafio é manter o hospital aberto e trazer para a comunidade carente um serviço de qualidade”. Ele salientou a importância da parceria com os cursos de saúde, que garantem a formação de novos profissionais voltados para a saúde pública e o atendimento de muitos enfermos.

O reitor da PUC Goiás, professor Wolmir Amado, um dos responsáveis pela parceria da universidade com a Santa Casa há mais de dez anos, falou sobre a importância da unidade, que atende pacientes de todo o estado e de estados vizinhos. “Essa história é cheio de graça e de dons exercidos para o bem e para a vida. Nossa parceria é em parte voltada para a gestão e de outro lado, temos um campo de estágio amplo para todos os nossos cursos da saúde. Nossa relação tem uma dimensão pedagógica e temos muita gratidão por isso”.