Rodada das profissões leva exposição da PUC Goiás para o Colégio Marista

Com expositores de diversos cursos de diferentes áreas do conhecimento, a ‘Rodada das Profissões’ promoveu, na manhã da última terça feira, 6, uma feira para os alunos do Colégio Marista.

A responsável pela organização foi a professora do curso de Fonoaudiologia, Thelma Perini, que explicou que o evento, na verdade, é uma feira das profissões e nasceu, há 12 anos, de uma preocupação da Comissão de Vestibular com o número de ingressantes cada vez mais jovem e também com o grande número de estudantes que troca de curso ou abandona a universidade por deparar-se com uma realidade distinta da esperada: “A nossa intenção é promover algo com um enfoque mais pedagógico, com o objetivo de ajudar o jovem na escolha profissional”, explica.

A professora conta que os alunos do Colégio Marista estiveram semana passada na PUC Goiás para fazer visitas técnicas e escolheram os cursos com os quais eles queriam dialogar na Escola Politécnica e na Escola de Ciências Médicas e da Vida. Em função disso, a feira foi montada trazendo os cursos, professores e monitores em stands, com maquetes, dispositivos eletrônicos, ferramentas, instrumentos profissionais, manequins e peças sintéticas para aproximar mais o aluno do curso pretendido: “É um movimento muito importante para esse aluno do ensino médio, uma oportunidade de dialogar sobre o curso, perguntar sobre o mercado de trabalho, ter contato direto com a área”, afirma. Cada stand teve a presença de um professor do curso para o devido suporte e para ajudar a promover uma interface com o ensino médio, aproximando a universidade desses alunos.

Caminhando pela feira, era comum ver um grupo de 5 alunos reunidos com 1 professor e 1 estudante da PUC Goiás. Foi assim que encontramos o coordenador do curso de Ciências Econômicas, professor Gesmar José Vieira. Rodeado por alunos, ele falou sobre particularidades do curso, sua trajetória acadêmica e profissional e aconselhou os alunos: “O mais importante é dedicar-se e preocupar-se em ser um profissional ético. Isso faz toda a diferença na trajetória profissional”, destacou.

Sobre a evolução do projeto, Thelma conta que, naturalmente, algumas mudanças foram feitas ao longo desses 12 anos: “Atualmente, por exemplo, as escolas de ensino médio precisam trabalhar dois pontos fundamentais: a internacionalização e o empreendedorismo, que são temas já presentes na nova curricularização”, cita.

Ao todo, o projeto que também contempla a rede pública, já beneficiou 104 escolas no Estado. Cidades como Aparecida de Goiânia, Nerópolis, Guapó, Bonfinópolis, Varjão, Inhumas, Santa Helena de Goiás foram visitadas: “De posse destes dados, percebemos que as escolas querem ajudar os alunos na escolha profissional”, conclui a professora Thelma Perini.