Rodada das profissões leva exposição da PUC Goiás para o Colégio Marista

Com expositores de diversos cursos de diferentes áreas do conhecimento, a ‘Rodada das Profissões’ promoveu, na manhã da última terça feira, 6, uma feira para os alunos do Colégio Marista.

A responsável pela organização foi a professora do curso de Fonoaudiologia, Thelma Perini, que explicou que o evento, na verdade, é uma feira das profissões e nasceu, há 12 anos, de uma preocupação da Comissão de Vestibular com o número de ingressantes cada vez mais jovem e também com o grande número de estudantes que troca de curso ou abandona a universidade por deparar-se com uma realidade distinta da esperada: “A nossa intenção é promover algo com um enfoque mais pedagógico, com o objetivo de ajudar o jovem na escolha profissional”, explica.

A professora conta que os alunos do Colégio Marista estiveram semana passada na PUC Goiás para fazer visitas técnicas e escolheram os cursos com os quais eles queriam dialogar na Escola Politécnica e na Escola de Ciências Médicas e da Vida. Em função disso, a feira foi montada trazendo os cursos, professores e monitores em stands, com maquetes, dispositivos eletrônicos, ferramentas, instrumentos profissionais, manequins e peças sintéticas para aproximar mais o aluno do curso pretendido: “É um movimento muito importante para esse aluno do ensino médio, uma oportunidade de dialogar sobre o curso, perguntar sobre o mercado de trabalho, ter contato direto com a área”, afirma. Cada stand teve a presença de um professor do curso para o devido suporte e para ajudar a promover uma interface com o ensino médio, aproximando a universidade desses alunos.

Caminhando pela feira, era comum ver um grupo de 5 alunos reunidos com 1 professor e 1 estudante da PUC Goiás. Foi assim que encontramos o coordenador do curso de Ciências Econômicas, professor Gesmar José Vieira. Rodeado por alunos, ele falou sobre particularidades do curso, sua trajetória acadêmica e profissional e aconselhou os alunos: “O mais importante é dedicar-se e preocupar-se em ser um profissional ético. Isso faz toda a diferença na trajetória profissional”, destacou.

Sobre a evolução do projeto, Thelma conta que, naturalmente, algumas mudanças foram feitas ao longo desses 12 anos: “Atualmente, por exemplo, as escolas de ensino médio precisam trabalhar dois pontos fundamentais: a internacionalização e o empreendedorismo, que são temas já presentes na nova curricularização”, cita.

Ao todo, o projeto que também contempla a rede pública, já beneficiou 104 escolas no Estado. Cidades como Aparecida de Goiânia, Nerópolis, Guapó, Bonfinópolis, Varjão, Inhumas, Santa Helena de Goiás foram visitadas: “De posse destes dados, percebemos que as escolas querem ajudar os alunos na escolha profissional”, conclui a professora Thelma Perini.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.