Revolução nos cuidados com os idosos

A transversalidade na revolução do cuidado na promoção do envelhecimento ativo será tema de palestra durante a Jornada Interdisciplinar da Escola de Ciências Sociais e da Saúde, no 7º Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da PUC Goiás. O evento será no dia 21, às 8h30, no YouTube da PUC Goiás. O objetivo é refletir sobre o papel dos profissionais da saúde no atendimento às pessoas idosas.

Doutora em reabilitação, a professora Mônica Rodrigues Perracini, da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), irá falar sobre como o envelhecimento da população traz um novo desafio para a formação dos profissionais de saúde envolvidos nos cuidados com esta parcela da população. Atualmente mais de 10% da população tem mais de 60 anos em Goiás, segundo o IBGE.

“O envelhecimento mudou com o passar dos anos. Antes a velhice estava ligada ao declínio físico e mental, à incapacidade, mas essas são ideias que não cabem mais. A longevidade é um fato. As pessoas idosas estão vivendo cada vez mais e melhor”, explica a professora da ECISS Marli Bueno, psicóloga com especialização em Gerontologia.

Ela explica que o papel dos profissionais de saúde é compreender o novo processo de envelhecimento e lidar diretamente com as questões sociais, econômicas, culturais, cíveis e até espirituais deste público. “É preciso que o idoso tenha boa alimentação, mas também participe de grupos sociais e conviva com pessoas da mesma idade”.

A palestra será moderada pela professora doutora Juliany Silva, diretora da Escola, professora doutora Milca Severino Pereira, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, e pela professora doutora Marina Aleixo Rezende.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.