Revista Mosaico da PUC ganha visibilidade internacional

A Mosaico – Revista de História, vinculada ao Programa de Pós-graduação em História da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás, acaba de ser indexada ao Directory of Open Access Journals (DOAJ), uma das mais reconhecidas plataformas internacionais de periódicos de acesso aberto. A inclusão foi oficializada no último dia 5 e representa um importante marco para a publicação e para a universidade.
Editada pela Editora da PUC Goiás, a Mosaico é reconhecida por sua proposta inovadora de promover uma “história mosaical”, que integra cultura, poder e memória em uma abordagem plural, crítica e aberta a novas leituras e interpretações do passado. Desde 2008, a revista se firma como espaço de destaque na historiografia brasileira, valorizando vozes e narrativas historicamente marginalizadas. O DOAJ reúne periódicos de diversas áreas do conhecimento que seguem rigorosos critérios de qualidade editorial. Sua missão é ampliar o acesso global e gratuito à produção científica qualificada, garantindo visibilidade e impacto a publicações de diferentes partes do mundo.

A trajetória da Mosaico até a conquista da indexação envolveu o trabalho dedicado de sucessivas gestões editoriais. A profa. dra. Maria do Espírito Santo Rosa Cavalcante Ribeiro foi a primeira editora-chefe da revista, entre 2008 e 2015. Em 2016, assumiu a função a profa. dra. Thais Alves Marinho, que conduziu importantes avanços editoriais e coordenou a primeira submissão ao DOAJ, em 2022. A aprovação, no entanto, só veio com a terceira tentativa, sob a editoria do prof. dr. Eduardo Sugizaki, que assumiu em 2024 e coordenou o processo com o apoio do corpo editorial da revista e da equipe técnica da editora. “A indexação pelo DOAJ é uma porta de passagem necessária para outras indexações que almejamos. Meu primeiro trabalho para as revistas foi ter estabelecido o contato com CLASSE, à época em que o falecido Prof. Gil era o coordenador da Editora da UCG. A Fragmentos foi a primeira revista que nossa gestão de então indexou. De lá para cá, depois que as outras revistas entraram também em CLASSE, vieram outras indexações cada vez mais importantes. DOAJ será uma passagem para as nossas revistas no caminho para outras indexações ainda mais exigentes e imponentes para nós”, afirma o professor Eduardo.
Nesse processo, destaca-se o esforço de Felipe Rizzo, mestre em História e assistente editorial da Mosaico, e Félix Padua, da Editora da PUC Goiás, responsável pela gestão do Portal de Periódicos Científicos da instituição. “A persistência e o comprometimento da equipe foram decisivos para o reconhecimento da revista no cenário internacional”, afirma a profa. Thaís. Com a nova indexação, a Mosaico se junta a outras duas publicações da universidade que já integram o DOAJ: a Baru – Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos, e a Caminhos – Revista de Ciências da Religião, ampliando a presença científica da PUC Goiás em redes globais de conhecimento.
Conheça o Portal de Periódicos Científicos da PUC Goiás:
https://seer.pucgoias.edu.br/