Reunião inicia semestre acadêmico com desafios

O ano letivo da PUC Goiás foi aberto com a reunião de gestores nesta terça-feira, 28, no Auditório da Área 4. As aulas começam na próxima semana para calouros e veteranos e este momento antecede a Semana de Integração e Planejamento (Siap) e a retomada da rotina acadêmica.

Coordenada pelo reitor Wolmir Amado, a reunião trouxe dois grandes pontos de reflexão e desafio para os gestores: a Campanha da Fraternidade 2020, organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, com o tema Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso e o Pacto Educativo Global, lançado pelo papa Francisco, que deve reunir as instituições de ensino católico em um congresso em maio, em Roma.

Os dois eventos foram pauta das discussões dos gestores, que irão trabalhar a temática durante o ano letivo junto à comunidade acadêmica e à sociedade. Segundo o reitor, a reunião começa os preparativos da universidade para participar do congresso com delegados que serão escolhidos e para todas as ações decorrentes do evento.

O objetivo do Pacto é reavivar o compromisso em prol e com as gerações jovens, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de escuta paciente, diálogo construtivo e mútua compreensão. Os projetos devem englobar família, escola e sociedade, em uma perspectiva da educação popular. O pacto permitirá a todas as instituições, incluindo ensino básico, o compartilhamento de experiências e projetos em uma plataforma digital com alcance internacional.

O Congresso será lançado no Brasil no dia 31 de janeiro, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, e em abril, as universidades católicas do país ser reúnem em Brasília para uma audiência pública.

Já a Campanha da Fraternidade terá ações durante todo o ano, iniciadas pelo estudo do texto base e pela nomeação da comissão de articulação, que irá propor atividades dentro das escolas e em interface com a sociedade. “Este é um momento de fazermos uma reflexão sobre a forma como relacionamos com as pessoas e os projetos curriculares da universidade”, afirma.

A pró-reitora de Graduação, professora Sonia Margarida Gomes de Souza, falou da importância do tema da Campanha da Fraternidade para a universidade como um todo e fez um chamamento aos grupos de trabalho da Siap pensem na compaixão dentro dos Programas de Orientação Acadêmica para com os estudantes com dificuldade de aprendizagem.

A reunião foi o momento de acolhida dos gestores acadêmicos e administrativos pelos membros da Reitoria para traçar os principais desafios de 2020 e celebrar os resultados positivos de 2019, quando a instituição comemorou o Jubileu de Diamante.

Um dos momentos marcantes foi a apresentação da Retrospectiva 2019/2 impressa e em vídeo, organizada pela Divisão de Comunicação e Marketing, que registra as principais conquistas e movimentos da instituição.

Fotos: Ana Paula Abrão