Reunião de Gestores marca início das atividades acadêmicas

Tradicional na agenda da universidade, a Reunião de Gestores ocorreu na manhã desta segunda-feira, 29, no auditório da Área 4, marcando o início do segundo semestre na academia. Voltada para as lideranças institucionais, o evento é uma acolhida aos docentes e funcionários, além de anunciar os principais destaques do ciclo que inicia. A reunião foi presidida pelo reitor da PUC Goiás, Wolmir Amado, que juntamente com a equipe de pró-reitores, deu as boas vindas para o público presente. Na ocasião também foi exibido o vídeo retrospectiva de 2019/1 e o reitor fez uma reflexão sobre a nova exortação apostólica do papa Francisco intitulada Christus Vivit (Cristo Vive), voltada para jovens.

Em consonância com essa temática, a 45ª Semana de Integração Acadêmica e Planejamento (Siap) movimenta a agenda institucional de hoje (29) até quarta-feira (31) com a discussão do tema Juventudes e universidade: sujeitos, subjetividades e protagonismos. Pró-reitora de Graduação, a profa. Sonia Margarida Gomes Sousa fez uma reflexão sobre a relevância da temática escolhida: “a universidade é plural e precisa aceitar, acatar e trabalhar com todas as vertentes teóricas e epistemológicas, mas, sobretudo é o lugar da centralidade na formação da juventude brasileira: nosso objetivo é formar profissionais tecnicamente qualificados, cientificamente embasados e também não podemos esquecer da formação integral desses jovens. Uma formação ética e com perspectiva humanista é um grande desafio para a universidade”, refletiu a gestora.

No mês de outubro, que será pautado pelas comemorações dos 60 anos da PUC, ocorrerá a quinta edição do Congresso de Ciência e Tecnologia da universidade: todas as escolas estarão envolvidas com atividades científicas de 15 a 18 de outubro, com uma programação repleta de colóquios, conferências, mesas-redondas, além do Congresso Brasileiro de Bioética. Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, a profa. Milca Severino adiantou que o evento já recebeu quase mil inscritos até o momento. Também quer participar?! Então fique de olho no cronograma. Ouvintes podem se inscrever até a data do Congresso e o cadastro de trabalhos científicos têm a data limite de 20 de agosto. Para o grupo da Iniciação Científica, o prazo é de 1º  a 31 de agosto. Mais informações sobre esse evento podem ser conferidas aqui.

No segundo semestre deste ano, a universidade também passará pelo recredenciamento institucional, que é realizado pelo MEC de cinco em cinco anos nas instituições de ensino superior do país. O processo será iniciado em setembro e, após o preenchimento dos formulários pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da universidade, representantes do Ministério vêm até a instituição para visita in loco. “No recredenciamento, o MEC considera o aspecto acadêmico, da gestão e todas as frentes de funcionamento da universidade como um todo, considerando o ensino, pesquisa e extensão”, explicou o coordenador da CPA, prof. Antônio Evaldo Oliveira. Essa Comissão articula e mobiliza toda universidade para esse recredenciamento.

Fotos: Wagmar Alves