Reunião de Gestores apresenta balanço do semestre

Evento tradicional na agenda acadêmica e que marca o planejamento estratégico da universidade, a Reunião de Gestores congregou todas as lideranças acadêmicas e administrativas na manhã desta quinta-feira, 30, no auditório da Área 4, para um momento de balanço do semestre letivo.

Na ocasião, a equipe de Reitoria apresentou um resumo dos trabalhos realizados em 2022/1, além de trazer reflexões prospectivas para 2022/2. Um ponto de destaque nas explanações apresentadas pelos pró-reitores e chefia de gabinete foi a retomada 100% presencial das atividades presenciais no ensino, pesquisa e extensão, após dois anos de pandemia, e a experiência do regime remoto extraordinário e depois o híbrido.

“Para nós, educadores, ficou clara a necessidade de uma educação cada vez mais humanista, pautada em valores transcendentes. O contato físico significa convivência fraterna, possibilidade de socialização e integração social dos nossos estudantes com seus professores. Mesmo nos programas de EAD percebemos cada vez mais a necessidade de espaços e tempo de convivência humana. Talvez seja a maior lição deste primeiro semestre: a retomada das atividades de forma presencial”, refletiu a reitora da PUC Goiás, Olga Ronchi, que presidiu a cerimônia.

Ensino  

Um semestre de transição. Foi essa a definição da pró-reitora de Graduação, profa. Sonia Margarida Gomes Sousa, para 2022/1. Em consonância com a reflexão apresentada pela reitora, ela também destacou a importância da presencialidade no processo de ensino-aprendizagem.

No âmbito da graduação, a gestora apresentou os dados relativos ao ingresso de estudantes na PUC, visitas às escolas de Ensino Médio e eventos que marcaram a agenda acadêmica como o Ciência em Casa, que promoveu 110 eventos on-line para 35.173 participantes e o Mérito Acadêmico, que reconheceu a trajetória de 217 estudantes da graduação.

No primeiro semestre, a PUC Goiás acolheu 2.766 novos estudantes de graduação, realizou 16 visitas técnicas em escolas da rede pública e privada de ensino, alcançando 750 estudantes e promoveu eventos para alunos do Ensino Médio, com alcance de um público de mais 7.050 estudantes.

Outros destaques apontados foram a revisão de 18 projetos pedagógicos dos cursos de graduação presenciais e a distância e o balanço apresentado pelo Programa de Estágio da instituição, que conta atualmente com 5.673 estagiários (curricular e não-obrigatório) distribuídos em 4.060 campos de estágio.

Pós-graduação e Pesquisa

Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, a profa. Milca Severino, afirmou que o semestre foi profícuo para as publicações científicas, que são fruto das pesquisas realizadas pelos docentes dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados).

“Várias estão publicadas e sendo analisadas pelos conselhos editoriais de várias revistas”, informou. Em 2022/1, 173 artigos foram publicados em periódicos, 43 capítulos e 11 livros completos.

A Prope também implantou o Laboratório de Análises Ambientais, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e da Saúde, realizou 33 eventos com 5.921 participantes. Ao final deste semestre, diplomou 74 mestres e 24 doutores.

Vinculado à Pró-Reitoria, o Instituto de Pré-História e Antropologia (IGPA) deu continuidade ao trabalho de qualificação do acervo de Jesco Von Puttkammer, iniciativa que integra o projeto Imagens da Memória, fruto de uma parceria com o BNDES.

Extensão e Apoio Estudantil

Pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, a profa. Márcia de Alencar Santana, apresentou os dados da extensão. Um destaque que mobilizou os estudantes da instituição e marcou a retomada presencial, em clima de integração, foi o retorno dos Jogos Universitários (JUGS), realizados com êxito.

O evento contou com ampla adesão acadêmica e mobilizou 1.644 atletas, distribuídos em 21 atléticas. O esforço e a determinação dos estudantes para fazer o evento acontecer, mesmo diante dos desafios, foram a grande vitória do evento, que retornou com força na agenda acadêmica após dois anos de pausa devido à pandemia.

O Programa de Voluntariado também marcou a retomada presencial e mobilizou 671 estudantes que atuam nos diversos projetos e programas voltados à comunidade.

Iniciativa que marca a missão da universidade em possibilitar o ingresso e a permanência dos estudantes de baixa renda na instituição, a gestora apresentou os dados relativos às bolsas de estudo. Em 2022/1, a PUC registrou 7.543 benefícios concedidos aos estudantes de graduação, sendo 1.258 oriundos do ProUni, 3.611 do Vestibular Social, 1.524 da OVG e 802 do Fies.

O projeto Sou PUC, destinado ao acolhimento dos ingressantes, realizou 3.572 atendimentos e o Centro de Educação Comunitária de Meninas e Meninos (Cecom), que entre outros projetos acolhe a Escola de Circo Dom Fernando, promoveu 63.367 atendimentos.

Também vale destacar que o Memorial do Cerrado foi reaberto ao público e recebeu 5.040 visitantes no primeiro semestre. No âmbito de oferta do ensino de línguas estrangeiras à comunidade, a PUC Idiomas recebeu 380 matrículas.

Administração

Pró-reitor de Administração, o prof. Daniel Barbosa apresentou um balanço dos investimentos realizados e trabalhos de obras e manutenção na infraestrutura da universidade.

Ele mencionou os novos livros adquiridos para os cursos de Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia, que constam no acervo do Sistema de Bibliotecas (Sibi), readequações realizadas nos espaços acadêmicos e apoio a eventos.

Entre as obras, ganham destaque a nova sede da Incubadora de Empresas, agora na Escola Politécnica (Área 3) e a construção de um estacionamento para a Clínica Escola de Veterinária (Câmpus II).

O Proad também se mobilizou no apoio a eventos acadêmicos, shows, espetáculos, feiras e palestras, realizados no Centro de Convenções PUC (Câmpus II) e Teatro PUC (Câmpus V). Foram promovidos 12 grandes eventos em 2022/1.

Desenvolvimento Institucional

Pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, a profa. Helenisa Maria Gomes de Oliveira, apresentou o balanço do Projeto PUC Digital, que segue as exigências e diretrizes do MEC para estimular a inovação tecnológicas nas IES de todo o País.

Para isso, a Prodin realizou o processo de digitalização do acervo acadêmico em sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos; a atualização de segurança e desempenho dos sistemas de informação institucionais para a ampliação dos serviços digitais na atividade acadêmica e administrativa digital; a emissão do diploma digital; a digitalização do fluxo dos processos administrativos e, por fim, a adequação dos processos e documentação na área acadêmica e administrativa à Lei Geral de Proteção aos Dados (LGPD).

Comunicação

No âmbito da comunicação, a universidade publicou 292 matérias jornalísticas e 201 coberturas fotográficas no site institucional, produziu 42 vídeos e lançou, em seu canal no YouTube o podcast Rolê Universitário. O episódio de estreia recebeu mais de 1.400 visualizações.

Fotos: Wagmar Alves

 

 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.