Relações Internacionais celebra 20 anos de história

Um curso de graduação jovem, todavia tradicional em Goiás e que formou egressos atuantes mundo afora. Com 20 anos de história, criado em 1999 no contexto da globalização – oito anos após o surgimento do Mercosul, vale ressaltar – o curso de Relações Internacionais da universidade reuniu na manhã desta segunda-feira, 25, no Câmpus V, docentes e acadêmicos para a realização da sua aula inaugural, que neste ano tem um tom celebrativo.

Para contextualizar a relevância do curso para a região Centro-Oeste, a palestrante convidada foi a profa. Geisa Cunha Franco, uma das fundadoras do curso, que partilhou com os presentes sua trajetória profissional e acadêmica, assim como a própria história das Relações Internacionais em Goiás e na instituição.

“Eu estava no primeiro dia, na primeira aula do curso. Foi uma mudança muito grande para a área das humanidades da PUC Goiás e, também, para as Relações Internacionais em Goiás. Na época o estado se desenvolveu muito e além da exportação, cresceram os acordos de cooperação e o mercado precisava de gente para lidar com essa realidade: da inserção do Brasil e do estado goiano no sistema internacional. Hoje vejo ex-alunos em todos os continentes, em diferentes especialidades, que mudaram a face das Relações Internacionais por onde passaram”, relatou a docente.

De acordo com a coordenadora do curso, profa. Aline Borghi, mais de 30 turmas foram graduadas ao longo dos anos, somando 10 mil alunos formados nessas duas décadas de trajetória. O curso possui atualmente mais de 200 estudantes matriculados e faz parte da Escola de Direito e Relações Internacionais da instituição.

Egressa da segunda turma de RI da então UCG, a atual gestora também lembrou a relação da universidade goiana com a UNB, que, nos primeiros anos de história, acolhera muitos professores vindos de Brasília para lecionar na academia, numa época em que o Brasil vivenciava um boom, devido ao surgimento de diversos cursos de graduação na área de RI, em função das demandas mundiais e a necessidade de profissionais qualificados para o comércio exterior, política e cooperação internacional, serviço público, dentre outras especialidades.

Durante o evento também foram exibidos depoimentos em vídeo de egressos que se destacam em diferentes funções, além do testemunho in loco de estudantes que vivenciam experiências extracurriculares, seja por meio da empresa júnior, núcleo de estudos, atlética e movimento estudantil.

O acadêmico André Melo, atual secretário geral do CA, que participou da organização da aula inaugural, destacou a relevância da experiência além sala de aula para sua vida profissional. “A formação extracurricular é aquilo que dá a cada um dos estudantes as habilidades necessárias, funções e ferramentas que também compõem a atividade profissional. O CA é muito rico e muito importante para o curso hoje, inclusive auxilia, acompanha os estudantes e está à frente no planejamento de eventos”, relatou o estudante.

A aula inaugural também foi prestigiada pela gestão da Escola de Direito e RI, assim como professores egressos que atualmente lecionam no curso.

Fotos: Wagmar Alves