Reitoria abre programação da SIAP em dois eventos

Na noite desta segunda-feira, 5 de fevereiro, teve início a 54ª Semana de Integração Acadêmica e Planejamento (SIAP) da PUC Goiás com o objetivo de promover um espaço de reflexão e colaboração entre docentes e gestores para a construção do semestre letivo de 2024/1. A abertura foi realizada em dois lugares, o Auditório da Área 4 e o Câmpus V.

O tema central desta edição, “Planejamento e Avaliação: Caminho para a Excelência”, foi destacado na cerimônia de abertura como elemento crucial para o aprimoramento contínuo do ensino e aprendizado. Na Área 4, a reitora da universidade, Olga Izilda Ronchi, ressaltou a importância do trabalho coletivo e do diálogo construtivo como ferramentas fundamentais para o fortalecimento não apenas da universidade, mas também do sistema educacional como um todo. “Educar, gerar conhecimento, é uma tarefa árdua e urgente. Em breve centenas de estudantes ocuparão nossas salas de aula sedentos de conhecimento para suas vidas e seus projetos”, afirmou ela.

Durante seu discurso de abertura, anunciou novidades nos espaços físicos da instituição e a retomada dos pilares do Projeto Escolas 2.0, que foi apresentado na sequência e terá continuidade até 2026. “Neste diálogo profícuo que estabelecemos durante a SIAP é preciso que reforcemos o nosso compromisso para educar para o humanismo solidário”.

A programação da SIAP inclui uma variedade de atividades que visam abordar os desafios e oportunidades que o semestre apresenta. Dentre elas, estão previstas discussões gerais sobre a temática do evento, reuniões dos órgãos decisórios como o Conselho da Escola, Colegiado da Escola, Colegiado de Cursos, e encontros com o Núcleo Docente Estruturante (NDE). Além disso, tanto as pró-reitorias de Graduação quanto a de Pós-Graduação e Pesquisa participarão de atividades formativas, como oficinas, cursos e mesas-redondas voltadas para os docentes. As atividades antecedem o início das aulas, que está marcado para 19 de fevereiro.

“Esperamos que nessa semana tenhamos oportunidade de discutir o planejamento pra atingir as metas que colocamos no Projeto Escolas 2.0. Este semestre teremos novos cursos, inclusos em nosso portfólio, e temos projeções principalmente para os programas de Formação Continuada e para os cursos de EAD”, explicou a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Priscila Valverde. Cada Escola da PUC Goiás terá uma programação específica até o dia 9 de fevereiro.

Também participaram da abertura na Área 4 o chefe de gabinete, Lorenzo Lago, a pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, Márcia de Alencar, os diretores da Escola de Ciências Sociais e Saúde, Divino de Jesus, e da Escola de Ciências Médicas e da Vida, Vanusa Leite, e a diretora acadêmica adjunta do Câmpus II, Karlla Greick Batista Dias Penna.

A ênfase no coletivo, no planejamento estratégico e na avaliação constante deve refletir no comprometimento da instituição em oferecer uma educação que atenda aos mais elevados padrões, promovendo não apenas a transmissão de conhecimento, mas também o desenvolvimento integral dos estudantes.

Fotos: Ana Paula Abrão