Reitora recebe visita do coordenador internacional da Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), conforme o Decreto 05/2006 e, atualmente, faz parte da Comissão Episcopal Ação Socio-transformadora.

Na tarde desta quarta-feira, 19, a reitora da PUC Goiás, Olga Izilda Ronchi, recebeu, em seu gabinete, o Dr. Nelson Arns Neumann para selar uma parceria com novos programas que possam unir os esforços da PUC Goiás com as finalidades maiores perseguidas pela da Pastoral da Criança em Goiânia.

Sobrinho do arcebispo de São Paulo já falecido, Dom Paulo Evaristo Arns, e filho da Dra. Zilda Arns, criadora da Pastoral da Criança no Brasil, o Dr. Nelson Arns chamou a atenção para a necessidade de observância da metodologia denominada ‘pacto coletivo’, que já foi testada e aprovada em países como os Estados Unidos e o Canadá e tem a finalidade de convocar a sociedade para, em união, superar problemas como a miséria, drogadição, desnutrição e mortalidade infantil, que infelizmente voltou a aumentar no Brasil: “Conversando com Dom Justino, concluímos que é preciso unir esforços no sentido de superar essas dificuldades e, para a Pastoral da Criança, o foco é a criança. Estudos comprovam que uma criança que nasce com baixo peso (menos de 2,5kg), é mais propensa a desenvolver doenças cardíacas, tem o dobro de chances de ser diabético, entre outras patologias. A questão é: se essa fase da vida é tão importante e afeta todo o desenvolvimento posterior, o que a sociedade, de forma global, pode fazer para superar essa situação?”, questiona.

O Dr. Nelson informou, na oportunidade, que além de procurar a PUC Goiás, também buscou diálogo com o prefeito de Goiânia, o secretário de saúde, a Universidade Federal de Goiás e com as unidades básicas de saúde, em prol da sobrevivência e da vida plena, especialmente das crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade.

Ao falar sobre a parceria entre a PUC Goiás e a Pastoral da Criança, a reitora Olga Izilda Ronchi afirmou que a intenção é envidar esforços para fortalecê-la: “Dentre os programas que já temos, estão a escola de circo e o Centro Comunitário de Educação de Meninas e Meninos (Cecom), que são dois projetos que cuidam da infância há décadas, portanto, é um feliz encontro desta pastoral tão importante para a infância brasileira com a PUC Goiás, que tem o objetivo de conjugar energia e parcerias para o atendimento da população em um momento crítico e muito importante, que é a infância: “Nós vimos, nesses últimos anos, um aumento vertiginoso da pobreza, inclusive, com a volta do Brasil para o mapa da fome no mundo. Hoje nós temos 33 milhões de brasileiros que fazem, no máximo, uma refeição por dia, dentre esses 33 milhões, quase metade é composta por crianças, portanto, trata-se de uma situação que deve desafiar a sociedade brasileira como um todo, mais ainda a cada um de nós, que somos cristãos e temos uma identidade de natureza católica aqui na universidade. A construção dessa vida plena para todos é a nossa missão e a nossa contribuição também na extensão universitária e nessa parceria com a Pastoral da Criança”, explica.