Reitora recebe os vencedores do 21º Troféu Seriema

Vencedores do 21º prêmio Crea de Meio Ambiente – Troféu Seriema, Luciano Ferreira Ribeiro, engenheiro civil e cientista de dados, que cursou mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS), e a professora Marta Pereira da Luz, coordenadora do curso de Engenharia Civil da PUC Goiás, foram recebidos pela reitora, profa. Olga Izilda Ronchi, pela pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, profa. Priscila Valverde de Oliveira Vitorino, pela diretora da Escola Politécnica e de Artes, Mirian Gusmão, e pelo coordenador do Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas, Marcos Lajovic, na manhã desta terça-feira, 5. Eles foram premiados na modalidade Inovação, em um projeto desenvolvido em parceria com a Eletrobrás Furnas e financiamento da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Com o troféu Seriema e certificado em mãos, eles falaram sobre a cerimônia da entrega da premiação e sobre o projeto. Neste trabalho, Luciano teve a orientação das professoras Marta Pereira da Luz e Maria José Pereira Dantas e o tema central foi o monitoramento do assoreamento em reservatórios utilizando inteligência artificial.

Ao falar sobre o êxito na premiação, Luciano afirmou que o objetivo principal no desenvolvimento de seu projeto foi impactar a sociedade, visto que este dará retorno à população: “Trabalhamos a questão do assoreamento de reservatório que visa conservar a geração de energia elétrica e abastecimento humano. Quando recebemos uma premiação dessa importância é sinal de que se trata de um projeto bem sucedido e o sentimento é de muita satisfação por ter concluído dessa forma o mestrado na PUC Goiás”, comemora.

Por sua vez, a professora Marta Luz registrou que a premiação representa um reconhecimento importante entre os pares, o que reforça a visão de percorrer o caminho certo. A professora fez, ainda, uma analogia poética com a ave representada no troféu: “A seriema é uma ave de resistência do cerrado, símbolo da nossa região, e isso é algo que realmente nos toca como pesquisadores: ver que resistir e nos esforçar trouxe essa contribuição e tem excelentes perspectivas de contribuir com a área de água, reservatórios e geração de energia. A gente já tinha uma alegria muito grande em desenvolver o trabalho e ter alcançado esse reconhecimento nos deu uma felicidade sem tamanho”, afirma.

Sobre o projeto premiado

O projeto premiado decorre de um trabalho extremamente abrangente e de elevado impacto nacional, inclusive, com programas concebidos fora do Brasil, que possuem clima temperado, bem diferente da realidade brasileira, com coletas de informações de reservatórios muito distintas das que ocorrem no Brasil, de acordo com a professora Marta Luz.

Sobre a utilização de ferramentas de inteligência artificial, a professora considera que estas possuem uma capacidade importante de processamento de dados e também de avaliação da modelagem física do fenômeno avaliado, que é o aporte de sedimentos em áreas de reservatório de geração, entretanto, ressalta que também podem ser usados para outros reservatórios, como, por exemplo, os de água: “Nas circunstâncias globais atuais, reservar água é importante para abastecimento público, promover e garantir o agronegócio, permitir a geração de energia e o homem faz isso historicamente e é uma ação muito importante”.

Ainda sobre o projeto, Marta registra que um de seus objetivos também é garantir longevidade a esses reservatórios, em especial, no caso do estudo que foi feito, reservatórios de geração de energia: “Esse resultado é realmente importantíssimo para o país porque nós utilizamos nesse monitoramento dados que realmente são levantados pelos nossos empreendimentos para atender ao arcabouço legal envolvido com essa área, que é de geração de energia, em especial, e com isso nós podemos prever o nível de comprometimento desses empreendimentos”, conclui.

Fotos: Wagmar Alves