Reitora da PUC participa de solenidade na Alego com o ministro da Educação

O auditório Carlos Vieira da Assembleia Legislativa de Goiás recebeu, na manhã da última terça-feira, 5, diversas autoridades, professores e estudantes para a solenidade de formalização da adesão aos programas do governo federal: pacto nacional pela retomada de obras da educação básica, compromisso nacional ‘Criança alfabetizada’ e escola em tempo integral, com a presença do ministro da Educação Camilo Santana.

O pacto nacional pela retomada de obras da educação básica, o compromisso nacional criança alfabetizada e o programa escola em tempo integral são programas do Ministério da Educação (MEC) atrelados ao novo PAC. Um dos objetivos das iniciativas é a conclusão de 120 obras inacabadas e paralisadas em 77 municípios de Goiás, entre unidades da educação infantil, fundamental, ensino profissionalizante e quadras esportivas.

A conclusão desse conjunto de construções em sua totalidade somaria ao Estado duas obras de reforma, 37 unidades de educação infantil, entre creches e pré-escolas; 20 escolas de ensino fundamental; uma de ensino profissionalizante, além de 60 novas quadras esportivas ou coberturas de quadras. Ao todo, 77 municípios serão beneficiados.

Presente no evento, a professora Olga Izilda Ronchi, reitora da PUC Goiás, compôs o dispositivo com as autoridades presentes e registrou que a formalização da adesão aos programas possibilitará a retomada de várias obras que estão paralisadas há alguns anos, principalmente destinadas à educação básica, além de promover um importante pacto entre os três entes federados (União Estado e Municípios) em torno do ‘Programa Criança Alfabetizada’ e ‘Escola de Tempo Integral’: “Esses programas qualificam muito a educação, especialmente em Goiás, e a PUC Goiás, aqui presente, tem um programa de excelência na formação de professores. Como instituição formadora, nós participamos com muito vigor deste momento, na certeza de que nossos estudantes e egressos terão a oportunidade de participar e qualificar a educação pública goiana. Esses programas nos interessam diretamente pela abrangência, que é imensa”, afirmou.

Fotos: Wagmar Alves